quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Em breve, Zé Dirceu vira ministro

 

Por ironia do destino, o ex-ministro José Dirceu, que Lula em seu primeiro mandato chamava de “Capitão”, teve sua redução de pena de oito para quatro anos, ontem, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), 40 dias após a volta do PT ao poder, com a vitória de Lula sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mais uma demonstração cabal de que justiça no Brasil só funciona para pobre, ladrão de galinha. José Dirceu, pasmem, foi condenado a 23 anos e três meses de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva, pertinência (participação) à organização criminosa e lavagem de dinheiro por seu envolvimento no esquema investigado pela Operação Lava Jato.

O ex-homem forte de Lula, que mandava e desmandava em seu governo, também foi condenado pelo recebimento de propina paga pela empreiteira Engevix e por dissimulação e ocultação de bens provenientes do pagamento de propina. Sua redução de pena partiu da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Neste caso, trata-se da chamada Operação Vício, que investigou a compra de tubos da Petrobras.

O petista foi acusado pelo Ministério Público Federal de receber cerca de R$ 2 milhões em propina. Não se surpreenda se logo, logo, Zé Dirceu fique livre de todos os crimes que cometeu e volte a ser ministro de Lula. Só falta acontecer isso nessa República de Bananas.

Que vergonha! – Os magistrados João Otávio de Noronha, Reynaldo da Fonseca e Ribeiro, do STJ, consideraram que o recebimento de propina caracterizou apenas crime de corrupção, descartando a hipótese de lavagem de dinheiro. Nos votos, os ministros disseram que estavam seguindo entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento do mensalão, que investigou esquema de corrupção no governo Lula. “Entendo que as condutas perpetradas por José Dirceu não podem ser crime autônomo, mas desdobramento do recebimento [de propina]”, afirmou Noronha.

Na festa do PT – Os ministros que passaram a mão na cabeça de Zé Dirceu disseram inexistir crime de lavagem de dinheiro. “Considero mero desdobramento do crime de receptação”, declarou o ministro João Otávio Noronha. Irmão de José Dirceu, Luiz Eduardo também teve a pena reduzida, ficando em quatro anos e oito meses. Na última segunda-feira, José Dirceu compareceu a ato de comemoração aos 43 anos do PT, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-ministro circulou entre aliados, tirou fotos e conversou com outros petistas presentes no evento. 

Fux cai fora – Em decisão assinada, ontem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux declinou competência da Corte para analisar uma notícia-crime apresentada pela Polícia Federal sobre suposto uso irregular de adolescentes pela campanha de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de 2022. Conforme apurou o Metrópoles, o pedido de inquérito foi encaminhado por Fux à Justiça Eleitoral, mais especificamente ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Argumentação – Bolsonaro, enquanto presidente da República, tinha direito a foro privilegiado. Dessa forma, cabia ao Supremo avaliar a possibilidade de instauração de inquérito policial para apurar os fatos narrados, consistentes no suposto uso indevido de imagens de crianças e adolescentes em campanha política e em situações que incitaria o uso de armas. Fux considerou que, uma vez encerrado o mandato presidencial de Bolsonaro e com o fim do foro, fica afastada a hipótese constitucional de competência originária do STF para o caso, que ainda não se encontra em fase de julgamento.

Provocação ao PT? – Deputado federal pelo PT do Rio, Washington Quaquá posou sorridente ao lado do general Pazuello, ex-ministro da Saúde de Bolsonaro que também ocupa uma cadeira na Câmara. “Estive hoje com o deputado federal General Pazuello na reunião com o presidente da Petrobras. Resolvi postar a foto nossa na reunião mesmo sabendo que intolerantes da direita e da esquerda vão criticar! A tarefa do governo Lula e da figura maior do nosso presidente é unir, pacificar e reconstruir o nosso país! Quando o diálogo e a política falham, sobra a guerra! Quero inclusive com ele criar pontes de diálogo com os militares”, escreveu Quaquá.

CURTAS

SEGURANÇA – O Governo de Pernambuco anunciou as ações que serão empregadas durante o período do Carnaval 2023. Para promover maior segurança ao folião, o Estado faz, segundo ele, o maior investimento em reforço na segurança pública de toda série histórica, que corresponde a um aumento de 13% em relação ao último carnaval, em 2020. Ao todo, o aporte por parte da Secretaria de Defesa Social (SDS) será de R$ 11,5 milhões. As jornadas extras terão um incremento de 9%, chegando ao número de 61,5 mil.

GALO – Começou, na noite de ontem, a interdição da ponte Duarte Coelho para a montagem do Galo Gigante, símbolo máximo do maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada. Por causa disso, o Grande Recife muda temporariamente o itinerário dos ônibus que passam pelo local. Ao todo, 135 linhas serão afetadas, sendo 88 convencionais, 7 BRTs e 40 bacuraus.

Perguntar não ofende: Quem duvida que Zé Dirceu ainda será ministro?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário