Acontece nesta quarta-feira a posse do novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deputado federal e presidente licenciado do Republicanos. O parlamentar toma posse na tarde desta quarta-feira e tem duas missões importantes a cumprir. A primeira é obter êxito na gestão à frente da pasta.
A segunda é conseguir à frente da pasta cacifar seu nome para disputas majoritárias no ano de 2026. O histórico de Pernambuco (durante a gestão de Lula) é muito bom. No primeiro mandato de Lula, o então deputado federal Eduardo Campos conquistou a indicação do seu partido, o PSB, para ser ministro da Ciência e Tecnologia. A visibilidade neste pasta fez com que o pernambucano conseguisse disputar com chances reais o Governo em 2006. Da mesma forma, Humberto Costa enquanto esteve à frente do Ministério da Saúde. Foi esta visibilidade que fez de Humberto um nome forte para disputas majoritárias dentro do PT. Depois de sua passagem pelo Ministério, Humberto conseguiu se eleger senador em 2010 e 2018.
Fernando Bezerra Coelho, foi indicado pelo PSB para ocupar um Ministério na primeira gestão de Dilma. Ele tomou posse junto com a presidente no ano de 2011 e só deixou a pasta quando o partido caminhou para a oposição. Mesmo assim, Fernando conseguiu se eleger senador. Bem diferente daqueles anos, Pernambuco conta hoje com uma quantidade significativa de ministros na gestão de Lula: além de Silvio Costa Filho, Luciana Santos, André de Paula, José Múcio Monteiro. Todos estes, com exceção de Silvio já foram experimentados em eleições majoritárias embora nem sempre com sucesso.
Nem sempre
Se nas gestões de Lula, quem foi ministro se saiu bem nas urnas, o mesmo não se pode dizer de quem foi ministro na gestão de outros presidentes. É o caso de Mendonça Filho e Bruno Araújo que foram ministros na gestão de Temer e não obtiveram sucesso na corrida pelo Senado no ano de 2018, e de Gilson Machado Neto que foi ministro de Bolsonaro e não obteve sucesso na eleição de 2022.
Palmares
A cidade de Palmares na mata sul de Pernambuco recebe no próximo sábado mais uma etapa do "Ouvir para Mudar" que contará com a presença da governadora Raquel Lyra. A gestora vai ouvir os anseios da população da região para a construção do PPA de seu governo.
Raquel
A provável ida da governadora Raquel Lyra para o PSD voltou a ser tema da mídia nacional. Desta vez, a informação foi trazida pela CNN. Segundo o que dizem, às negociações da gestora com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, andam bastante avançadas. No entanto, o que se diz por aqui é que caso aconteça realmente esta mudança de legenda será no futuro.
Força
O PP de Pernambuco segue demonstrando força política em Pernambuco. Na última segunda-feira, a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, anunciou que estava deixando o União Brasil e ingressando no Progressistas que será comandado por ela na cidade. A prefeita irá indicar o nome de sua sucessão que concorrerá pela legenda.
Homenagem
O senador Fernando Dueire (MDB) utilizou a tribuna do Senado para elogiar o ex-senador Jarbas Vasconcelos que anunciou na semana passada que estaria deixando a vida pública e renunciando ao mandato de senador. Segundo Dueire, "Jarbas teve a honra de construir o seu caminho ao lado do povo de Pernambuco".
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário