A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita nas soluções inovadoras que muitos Municípios tem desenvolvido para driblar problemas na administração municipal. Por isso a entidade divulga o Programa de Projetos Piloto para Cidades que foi criado em 2009 e que seleciona anualmente soluções para serem implementadas nos Municípios.
O Programa já avaliou mais de mil projetos e gerou mais de 30 programas piloto, e estima-se ter beneficiado 285 milhões de cidadãos mundialmente. Para participar, companhias, empreendedores sociais e centros de pesquisa podem se inscrever até o dia 31 de janeiro.
Em novembro de 2012, o Programa selecionou 22 cidades para participarem do programa em 2013, incluindo os Municípios brasileiros de Maringá (PR) e Rio de Janeiro(RJ.) Em Maringá, o desafio a ser enfrentado pelas propostas inovadoras é a promoção da mobilidade urbana sustentável, enquanto, no Rio de Janeiro, é o acesso inteligente ao sistema de saúde.
Compartilhando boas idéiasCom isso, o programa tem o objetivo de inspirar Municípios e estimular os gestores para que compartilhem suas boas práticas. São buscadas soluções nas seguintes áreas: mobilidade e transporte; envelhecimento, saúde e bem-estar; serviços públicos, iluminação pública e energia; governo 2.0 e participação; desenvolvimento econômico e inclusão; infra-estrutura e gerenciamento urbano; cultura e mídia; e estilos de vida sustentáveis.
Ganhadores de outras edições do programaO Skybus é um exemplo de solução já premiada. A iniciativa, que está para ser implantada na cidade de Lavasa, Índia, é um serviço de microônibus que leva passageiros onde eles quiserem, ao compartilhar o ônibus com outros passageiros com percursos similares. É esperado que essa iniciativa reduza o consumo de combustível, poluição, emissões de carbono, barulho, tráfico, perda de tempo, estresse e acidentes de carro nas cidades.
Outra solução ganhadora, chamada Mindmixer, está em processo de planejamento em Sant Cugat, na Espanha. A solução é de uma prefeitura eletrônica que informa os cidadãos para que eles colaborem com o governo a qualquer hora e lugar. Isto usa um serviço com um formato fácil e gera resultados de alta qualidade sem sobrecarregar os funcionários da prefeitura. As soluções ganhadoras serão implementadas pelas cidades as quais se destinam.
Para participar e conferir os desafios das outras cidades participantes visite o site do programa aqui.
Fonte :CNM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário