Na contramão da própria legenda, o ex-deputado Zé Queiroz (PDT) decidiu oficializar a sua pré-candidatura a prefeito de Caruaru ao lado do prefeito do Recife, João Campos. Esta aliança, entretanto, afasta qualquer possibilidade de apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB), que tende a apoiar a reeleição do atual prefeito Rodrigo Pinheiro.
Ao tomar essa decisão, Zé Queiroz não apenas desafia a direção nacional do partido, mas também expõe um racha interno entre o ex-deputado Wolney Queiroz e o ministro Carlos Lupi, que parecem não falar mais a mesma língua. Contrariando o posicionamento de Lupi, Wolney e Zé Queiroz podem não ter legenda no PDT e muito provavelmente precisariam buscar um novo partido para o projeto em Caruaru.
Diante desse cenário, o caminho partidário para Zé Queiroz poderá ser o PV, que faz parte da Federação Brasil da Esperança, junto com PT e PCdoB. Com a eleição em Caruaru sendo estadualizada, a articulação política se intensifica, e Queiroz também deve buscar o apoio do partido do presidente Lula, além de outras legendas da base aliada, como o Republicanos, que pode indicar o vice-prefeito na chapa. A disputa promete ser acirrada e repleta de reviravoltas até outubro.
LANÇAMENTO — Nesta sexta-feira (8), a governadora Raquel Lyra participa de ações do Dia Internacional da Mulher e lança nova modalidade do programa Morar Bem, o Reforma no Lar, para casas em comunidades carentes.
CONQUISTA — Ao lado da senadora Teresa Leitão e do deputado Felipe Carreras, o prefeito Sivaldo Albino, recebeu a confirmação de Lula para construção do Hospital de Amor em Garanhuns, com foco na prevenção do câncer.
INVESTIMENTO — O Governo de Pernambuco celebrou os 478 empreendimentos garantidos pelo Novo PAC Seleções em Pernambuco. Serão construídos equipamentos de saúde, educação, esporte e cultura em 167 cidades.
SETOR PESQUEIRO — O ministro André de Paula (PSD) garantiu a inclusão do pescado na cesta básica nacional. O Governo federal inclui o pescado como parte dos itens essenciais para uma alimentação saudável.
ALERTA — Pesquisa aponta uma queda na aprovação do presidente Lula (PT) e acende alerta na cúpula do governo. Ministros podem ser escalados para reverter crises com o congresso e dialogar com setores do centro.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.
Fonte: Foco Político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário