sexta-feira, 1 de março de 2024

PP avança contra o PL no Jaboatão

 

A deputada federal Clarissa Tércio (PP) recebe nesta sexta-feira (1º) o primeiro apoio partidário à sua pré-candidatura à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A primeira legenda a embarcar no palanque da bolsonarista é o Podemos, partido comandado no estado pelo prefeito de Paudalho e futuro presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia.

O ato carrega consigo uma série de simbolismos, entre os quais, a consolidação da pré-candidatura de Clarissa ao Executivo Municipal, que até então estava sendo colocada em cheque, e, principalmente, o avanço do PP de Eduardo da Fonte sobre o PL de Anderson Ferreira.

Em dezembro do ano passado, o atual prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), apadrinhado político de Anderson, chegou a registrar em seu perfil oficial no Instagram uma reunião realizada com Marcelo Gouveia, publicação na qual deu a entender que havia a possibilidade de o Podemos passar a integrar a sua base de apoio, informação amplamente divulgada à imprensa por sua assessoria.

Entretanto, em uma movimentação estratégica, Eduardo da Fonte garantiu o Podemos no palanque de Clarissa e, de uma só vez, marcou dois gols de placa. E na agulha, segundo informações de bastidor, o progressista ainda estaria tentando conseguir o reforço do PSDB ao PP, o que, em tese, desaguaria no apoio da governadora Raquel Lyra.

A bem da verdade, a consolidação da pré-candidatura de Clarissa complica ainda mais a tentativa de reeleição de Mano, que conta com uma oposição fortalecida, composta ainda pelo ex-prefeito Elias Gomes (PT) e o ex-vereador Daniel Alves (Avante). Isso porque, apesar de ser filiado ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, Clarissa desponta como candidata natural do bolsonarismo, da direita conservadora e do segmento evangélico, setores historicamente disputados pelo grupo Ferreira, ao qual Mano é ligado.

Ou seja, na prática, a candidatura de Clarissa divide o eleitorado de Mano. E agora, mais do que nunca, é tempo de o atual prefeito rever as articulações na busca pela renovação do mandato. Lembrando ainda que, por se tratar da segunda maior cidade do estado, o resultado das urnas em Jaboatão dos Guararapes vai ter impactos diretos em 2026.

Alepe I
O prefeito João Campos (PSB) convidou o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) para assumir um cargo no primeiro escalão da Prefeitura do Recife. A movimentação contempla o vereador recifense Davi Muniz (PSB), que passa a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Já a vaga de Davi na Câmara do Recife passa a ser ocupada por Marcos di Bria Júnior (PSB).

Alepe II
Líderes do PSB, PSol e Republicanos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os deputados estaduais Sileno Guedes, Dani Portela e Willian Brígido assinaram um requerimento oficializando a formação de um novo bloco partidário na Casa de Joaquim Nabuco, composto por 15 parlamentares.

União Brasil
O advogado Antônio Rueda foi eleito, ontem (29), o novo presidente nacional do União Brasil, partido formado a partir da fusão do PSL e DEM. Rueda derrotou o deputado federal Luciano Bivar por um placar de 30 a zero, quantitativo relativo ao número de delegados que compareceram à convenção da legenda, realizada em Brasília. No entanto, como de costume, o caso vai ser judicializado, segundo informou Bivar à Carta Capital.

Brejinho
Criminosos invadiram a residência e fizeram refém a família e uma funcionária do ex-prefeito de Brejinho, José Vanderlei (PSB). De acordo com informações preliminares, o grupo teria roubado uma quantia de R$ 11,5 mil em espécie, um veículo e as chaves do imóvel. Apesar do susto, o ex-prefeito e os demais envolvidos na ação estão bem. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Falar-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário