Os deputados federais Fernando Filho e Mendonça Filho, filiados ao União Brasil, estão bastante animados com o novo rumo que o partido terá após a eleição de Antônio Rueda como presidente da legenda. Eles acreditam num fortalecimento da legenda em todo o Brasil mas em Pernambuco o sentimento é de que terão maior autonomia para fomentar o crescimento do partido.
Antônio Rueda substituirá Luciano Bivar na presidência do União Brasil após ter o apoio da maioria do partido para ocupar a função. No caso específico de Pernambuco, o controle permanece nas mãos de Marcos Amaral, aliado de Luciano Bivar, mas a expectativa do grupo, que também contempla o ex-candidato a governador Miguel Coelho, é a de que com a nova direção nacional, a legenda terá segurança para a permanência de prefeitos e candidatos nas eleições deste ano.
Incentivos – A Confederação Nacional da Indústria questionou no Supremo Tribunal Federal lei que instituiu novo tratamento para a tributação dos benefícios fiscais concedidos pela União, estados, Distrito Federal e municípios, no contexto de programas públicos de estímulo ao setor produtivo. Na avaliação da Confederação, a nova sistemática “viola o pacto federativo, pois abocanha parte de incentivos e benefícios fiscais concedidos por estados e municípios”. Além disso, ofenderia o “princípio do federalismo fiscal cooperativo, a promoção do desenvolvimento e a diminuição das desigualdades regionais e sociais, bem como o conceito constitucional de receita”. A ação foi distribuída ao ministro Nunes Marques, relator de outra ação sobre a matéria.
Alienação – O PSB questiona no Supremo Tribunal Federal trechos da Lei de Alienação Parental por considerar que são “frequentemente utilizados por homens para encobrir abusos e violências domésticas, especialmente contra a mulher”. Segundo o STF, alienação parental é a “interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham sua guarda para que repudie o pai ou a mãe ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com um deles”. De acordo com o partido, a medida tem propiciado que “denúncias de abusos sexual e doméstico sejam rotuladas como falsas pelo simples fato de envolverem disputa de guarda de menores”. O relator será o novo ministro Flávio Dino.
André de Paula – O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, está bastante animado com a expectativa do PSD na disputa municipal deste ano. A projeção é de eleger pelo menos vinte prefeitos e preparar a disputa de 2026, quando terão as eleições gerais.
Aniversário – O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi bastante felicitado pela passagem do seu aniversário. O auxiliar de Lula vem se fortalecendo em Pernambuco e poderá ser um importante player em 2026.
Inocente quer saber – Qual rumo tomará o União Brasil no Recife?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário