A semana foi de definições em Caruaru, onde o prefeito Rodrigo Pinheiro bateu o martelo e permanecerá no PSDB para disputar a reeleição. A decisão pôs fim às especulações de que ele deixaria o ninho tucano e de que não teria o apoio da governadora Raquel Lyra. Apesar de o PSDB não ter um significativo tempo de televisão, exigindo aliança com outros partidos, Rodrigo terá dois grandes benefícios com sua permanência: a utilização de um número que foi vitorioso em 2016 e 2020 e o apoio da governadora Raquel Lyra, que saiu com uma expressiva aprovação de Caruaru após dois mandatos como prefeita.
Mas a permanência no PSDB não foi o único fato político gerado por Rodrigo Pinheiro ao longo desta semana. Após ter uma reunião importante com a governadora Raquel Lyra e sacramentar sua permanência nas hostes tucanas, Rodrigo também reuniu-se com o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, e consolidou o apoio do partido para a sua reeleição, além do mandato do deputado federal Waldemar Oliveira, que será de grande valia para Caruaru.
Principal adversário de Rodrigo Pinheiro, o ex-prefeito José Queiroz, cujo partido, o PDT, também aliou-se à governadora Raquel Lyra, consolidou o apoio do PSB do prefeito do Recife, João Campos, a sua postulação. O movimento solidifica uma aliança histórica entre PSB e PDT que levou Eduardo Campos e João Lyra Neto ao Palácio do Campo das Princesas em 2006.
Tanto Pinheiro quanto Queiroz terão o desafio de ampliar o palanque e consolidar uma ampla frente política em torno de suas respectivas postulações, o que promete ser uma disputa para ver quem fica com o maior palanque e consequentemente o maior tempo de televisão para a eleição de outubro.
CNM – O candidato da Chapa “CNM Com Renovação”, Julvan Lacerda, de Minas Gerais (MG), pode representar uma mudança significativa na Confederação Nacional de Municípios (CNM), segundo pesquisa do Instituto Podium. Com 44,1% das intenções de voto, Lacerda está à frente do atual presidente, Paulo Ziulkoski, com 32,2%. A eleição acontece nesta sexta-feira, dia 1º de março, de forma virtual. A pesquisa também revela alta taxa de rejeição a Ziulkoski, com 52,2% dos prefeitos entrevistados declarando que não votariam nele de forma alguma.
Leitos – A governadora Raquel Lyra anunciou ontem a criação de 100 leitos pediátricos para atenção de casos de síndrome respiratória no estado. A gestão estadual irá investir R$ 9 milhões por mês para garantir o pleno funcionamento destes leitos, que terão fundamental importância para desafogar hospitais pernambucanos.
Encontro – A vice-governadora Priscila Krause recebeu a vice-embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, para celebrar parcerias importantes. Foi anunciado um financiamento para o Projeto Mobilizando Investimentos Verdes e assinado um memorando de cooperação técnica com a Compesa para aplicação de tecnologias britânicas no sistema de abastecimento de água do Estado. Essas iniciativas visam fortalecer a sustentabilidade e a eficiência hídrica em Pernambuco.
Inocente quer saber – A decisão de Raquel Lyra apoiar Rodrigo Pinheiro em Caruaru interfere na aliança estadual com o PDT?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário