A disputa entre o atual prefeito Rodrigo Pinheiro e o ex-prefeito José Queiroz está polarizada em Caruaru, com pouquíssimas chances para o surgimento de uma terceira via. Então as articulações de maneira geral seriam de composições com os dois principais atores.
O diretor de marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues, fez uma postagem emblemática em seu Instagram: “Talvez, você ainda não possa contar para todo mundo a sua escolha para o futuro de Caruaru. Mas, a gente sabe, que você vai seguir o coração”. O movimento deu margem para diversas interpretações, desde uma aliança com Rodrigo Pinheiro, passando por uma composição com José Queiroz, ou até mesmo uma candidatura própria.
O fato é que chamou a atenção a sinalização de Tonynho, que é herdeiro político do ex-prefeito Tony Gel, e sempre ensaiou um projeto de candidatura mas acabava desistindo. Apesar de o grupo de Tony Gel ter perdido espaço na cidade, poderá ser determinante para sacramentar o vencedor em outubro.
Por conta disso, tanto José Queiroz quanto Rodrigo Pinheiro deverão tentar atrair o grupo de Tony Gel para o seu palanque, uma vez que as chances de vitória aumentariam substancialmente com esta importante adesão.
Avaliação – Há quem aposte que se o caminho de Tonynho for ser vice de José Queiroz em Caruaru, estará sacramentada a aliança do PDT com Raquel Lyra em Pernambuco. Pois qualquer movimento de Tonynho não ocorreria à revelia da governadora.
Expectativa – O presidente estadual do União Brasil, Marcos Amaral, expressou otimismo, visando dobrar o número de prefeitos e vereadores nas eleições de 2024. Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios, Amaral destacou a estratégia regionalizada do partido e mencionou a meta de fortalecer a legenda no estado. Em 2020, o União Brasil conquistou 11 prefeituras e 49 vereadores.
Clarissa Tércio – Pré-candidata a prefeita de Jaboatão dos Guararapes, a deputada federal Clarissa Tércio (PP) começou a intensificar sua presença na cidade. A parlamentar é uma das principais apostas do PP e do deputado federal Eduardo da Fonte na disputa pelo comando de cidades metropolitanas.
Paulo Câmara – Apesar de ter assumido uma função técnica no governo Lula, a presidência do Banco do Nordeste, o ex-governador Paulo Câmara tem conseguido dar uma dimensão bastante significativa à instituição como há muito não se via. Este excelente trabalho tem o credenciado para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026. A dúvida seria por qual legenda ele disputaria o cargo, uma vez que deixou o PSB.
União – Em Santa Cruz do Capibaribe, há uma possibilidade de união entre os grupos que foram adversários em 2020 para enfrentar o atual prefeito Fábio Aragão. O deputado estadual Edson Vieira e o empresário Allan Carneiro se reuniram com outros atores, como os deputados federais Eduardo da Fonte, Fernando Filho e Mendonça Filho para viabilizar um projeto competitivo e desbancar o prefeito, que foi eleito pelo PP, mas rompeu com o presidente estadual do partido.
Inocente quer saber – Qual será o caminho do grupo de Tony Gel em Caruaru?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário