Pernambuco foi para a COP 28, em Dubai, preparado para debater a urgência de ações no combate às mudanças climáticas mundiais extremas. O Estado foi representado pela governadora Raquel Lyra e secretários do Governo, que se debruçaram sobre essas discussões importantíssimas. Mas não só isso. Além de participação na COP 28 em conferência, painel discursivo e mesa redonda, a governadora lançou um plano que estabelece um pacote de ações para direcionar a economia de Pernambuco em um desenvolvimento inclusivo, com a valorização do meio ambiente e a sustentabilidade.
Chamado de Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), a iniciativa coloca Pernambuco em protagonismo ao garantir o reposicionamento do Estado pensando no futuro. Ele prevê ações para soluções de baixo carbono, proteção das unidades de conservação, estratégias para incentivar o hidrogênio verde, entre outras.
Acompanhada dos secretários Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Raquel Lyra demonstra que quer destacar Pernambuco no Brasil e no mundo. Ela integra a comitiva do governo federal, junto a Lula, em Dubai.
A passagem aérea e a hospedagem da governadora foram custeadas pela Bloomberg Foundation. O debate climático também é nordestino e ela quer provar.
Prestigiada – A solenidade em homenagem aos 198 anos do Diario de Pernambuco na Alepe, proposta pelo deputado estadual Rodrigo Farias e presidida pela deputada Débora Almeida, reuniu parlamentares e personalidades da sociedade, como a deputada federal Maria Arraes, o presidente da AIP, Múcio Aguiar, o colunista social João Alberto, o presidente do Diário, Carlos Frederico Vital, dentre outros que se fizeram presentes.
Réveillon – O prefeito do Recife, João Campos, e o secretário de Turismo, Antonio Coelho, anunciaram uma programação de três dias do réveillon na orla da cidade. Artistas como Alceu Valença, Ivete Sangalo e Natan se apresentarão na virada de ano, sem custos para o município. A iniciativa é inovadora e mostra que é possível parcerias entre o público e o privado para fazer e entregas à população.
Novo presidente – O PSDB elegeu o ex-senador Marconi Perillo como novo presidente nacional da legenda. A escolha de Perillo representa uma vitória da ala ligada ao deputado federal Aécio Neves, que defende uma oposição mais crítica ao presidente Lula por parte da legenda. Perillo foi escolhido por aclamação e ficará com a incumbência de resgatar o PSDB nacionalmente.
Consequência – A vitória do grupo de Aécio Neves reforça os rumores de saída da governadora Raquel Lyra da legenda num futuro próximo. A pernambucana tem uma relação extremamente cordial com o presidente Lula e não coaduna com a tese de oposição radical ao governo federal.
Inocente quer saber – O PSDB voltará a ser uma legenda representativa nacionalmente após a escolha de Marconi Perillo?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário