Desde novembro do ano passado, o senador Fernando Dueire substituiu Jarbas Vasconcelos na Câmara Alta e desde então tornou-se imprescindível em Brasília por conta da sua capacidade de articulação para viabilizar recursos para Pernambuco e destravar pautas importantes de interesse do país. Desde agosto deste ano que ele foi efetivado com a renúncia de Jarbas e isso fez com que ele intensificasse as ações no Senado Federal.
O reconhecimento do grande trabalho desempenhado por Dueire em Brasília foi documentado pelos seus colegas, a exemplo de Teresa Leitão, que também representa Pernambuco no Senado Federal, Espiridião Amin, Eduardo Braga, Rogério Marinho e Tereza Cristina que fizeram questão de reconhecer a contribuição do senador pernambucano para o Brasil.
O grande desafio de Dueire era substituir a altura um senador da magnitude de Jarbas Vasconcelos, a maior referência política viva de Pernambuco, e desde que ocupou a função no Senado, primeiro como interino, depois como efetivo, qualquer dúvida que houvesse quanto a sua capacidade política para desempenhar o mandato foi dissipada.
Fernando nunca havia disputado mandatos eletivos, mas ao longo da sua trajetória conquistou muita credibilidade na política e demonstrou grande sensibilidade com as causas de Pernambuco e do país, portanto, para quem o conhece de perto, sabe que o reconhecimento dos seus pares era apenas questão de tempo. Em 2024, a tendência é que ele possa se consolidar ainda mais em Brasília fazendo do seu mandato um grande instrumento de transformação para Pernambuco e o Brasil.
Crescimento – O Porto do Recife celebra um ano de sucesso nas operações de importação e exportação, alcançando um aumento significativo de 27% até 20 de dezembro de 2023. Com uma movimentação acumulada de 1.374.34 toneladas, as perspectivas indicam um total de 35.515 toneladas até o final do ano. Comparativamente, o total movimentado em 2022 foi de 1.160.992 toneladas.
Açúcar – O Porto do Recife destaca-se em 2023, impulsionado por setores como trigo, bobina de aço e, especialmente, açúcar. O aumento nas exportações de açúcar demerara e refinado atende às demandas da cota americana e europeia. O presidente do Porto, Delmiro Gouveia, destaca a força de Pernambuco como solução para suprir necessidades globais e estabelece a meta de crescimento de 25% para 2024.
Redução – A governadora Raquel Lyra assinou o decreto que estabelece os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2024, implementando uma alíquota inédita de 2,4%. Com o compromisso de aliviar o ônus dos motoristas, Pernambuco passa a ter a menor taxação do Nordeste, proporcionando uma redução média de 24% no valor do imposto em comparação a 2023. O parcelamento em até dez meses, isenção para mototaxistas e desconto de 7% para pagamento em cota única são medidas que visam beneficiar os contribuintes.
Parcelamento – O calendário de arrecadação do IPVA para 2024 em Pernambuco foi oficializado, iniciando os pagamentos em cinco de fevereiro, com a última parcela em novembro para quem optar pelo parcelamento em dez meses. Os que escolherem o pagamento em cota única em fevereiro terão um desconto de 7%. A base de cálculo utilizará a tabela FIPE, e a expectativa é de uma economia superior a R$ 400 milhões para os motoristas, conforme a redução da alíquota e da tabela FIPE.
Inocente quer saber – Raquel Lyra começou a imprimir a marca de seu governo?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário