O PT tem uma forma de fazer política bem diferente dos demais partidos. O partido gosta muito de esticar a corda e negociar importantes espaços nas chapas majoritárias e não é de hoje que isto acontece. No entanto, se repararem bem, o partido está investindo pesado em sua presença nos municípios justamente para ser o fiel da balança tanto em 2024 quanto em 2026 quando a legenda pretende lançar o senador Humberto Costa ao Governo. O PT está de olho em uma importante cidade pernambucana: Jaboatão dos Guararapes onde tem o ex-prefeito Elias Gomes como pré-candidato.
O PT terá entre seus quadros políticos o atual prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, que deve concorrer à reeleição embora não faça lá uma boa gestão e entra em um cenário totalmente desfavorável. Mas, é uma Prefeitura. O partido comanda hoje a cidade de Serra Talhada com Márcia Conrado onde a atual prefeita irá para a reeleição. Já Caruaru, o PT está sendo objeto de busca pelo prefeito Rodrigo Pinheiro e também pelo ex-prefeito José Queiroz. Se for com Rodrigo, o partido terá apoio para voltar à Câmara de Caruaru e deverá muito provavelmente ocupar a vaga de vice. Já no grupo de Queiroz, pelo menos a briga pela vaga de vice não será pequena.
"O PT hoje mantém a ideia de disputar um projeto majoritário em Caruaru com a deputada Rosa Amorim" disse uma fonte ao Blog. Essa inclusive faz parte de uma estratégia nacional. No entanto, o PV pretende caminhar com Rodrigo Pinheiro o que por si, já causaria um racha na federação. Na última terça-feira, o ex-prefeito José Queiroz esteve reunido com o senador Humberto Costa para conversar sobre o cenário de Caruaru. Quinze dias depois do ex-prefeito confirmar o ingresso do PDT na gestão de Mano Medeiros que é o opositor principal do partido na cidade.
Nem mesmo em Recife alguém pode dar uma certeza se o PT indicará o vice de João Campos, se apoiará a reeleição do prefeito independente da vaga ou se vai disputar a Prefeitura. Vale lembrar que apenas no final do primeiro trimestre de 2020 foi que o partido decidiu por duas candidaturas na cidade do Recife e lançou Marília Arraes, mesmo o diretório municipal não querendo romper com o PSB.
Então por ora, o PT vai continuar dialogando com as mais diversas forças políticas e deve decidir o seu próprio destino apenas em 2024.
Presença
O partido de Lula segue decidido em ampliar sua presença em Pernambuco. Para isto, vão lançar o maior número de candidaturas nos municípios. Na RMR por exemplo, o PT ou será cabeça de chapa ou apoiará indicando a vice na maioria delas. A presença de Lula na Presidência ajuda a definir essa presença.
Confusão
A filiação do prefeito Yves Ribeiro ao PT na cidade de Paulista gerou uma verdadeira confusão interna. O motivo: o partido já tinha na cidade uma pré-candidata: a vereadora Flávia Hellen que vinha inclusive fazendo oposição a Yves na cidade. A vereadora pretende levar seu nome para que a direção nacional resolva.
Arrependido
Nome forte da política pernambucana durante os últimos anos e reforçando seu peso político nos anos de 2018 até janeiro de 2023 quando esteve comandando a Assembleia Legislativa, o deputado federal Eriberto Medeiros não está conseguindo destaque na Câmara Federal e tem sentido suas forças na política local se esfacelarem. Na Alepe, o seu sucessor, deputado Eriberto Filho também não vem conseguindo destaque na Casa.
Lançamento
A deputada estadual Rosa Amorim (PT) lançará no próximo sábado (24) sua pré-candidatura a Prefeitura de Caruaru. O evento que acontece no auditório da Fiepe terá a participação do senador Humberto Costa e da senadora Teresa Leitão.
Elogios
Estive ontem em Agrestina conversando com o prefeito Josué Mendes que não poupou elogios ao PT. O prefeito inclusive disse que tem uma ótima relação com o senador Humberto Costa e com a senadora Teresa Leitão. Josué é filiado atualmente ao PSB.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário