Em entrevista exclusiva ao radialista Alberes Xavier, o ex-presidente Jair Bolsonaro declarou apoio ao seu ministro do Turismo Gilson Machado Neto para a disputa pela prefeitura do Recife em 2024. Pré-candidato do PL, Gilson obteve um expressivo desempenho na disputa pelo Senado Federal na capital pernambucana, aproximando-se da senadora Teresa Leitão, que sagrou-se vitoriosa.
O bom desempenho de Gilson o credenciou para a disputa, e suas chances aumentam com o representativo tempo de televisão que terá no próximo ano para apresentar sua plataforma e vincular-se ainda mais ao eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro na capital pernambucana. Se em 2020 o eleitorado de direita foi incapaz de levar um candidato do campo ao segundo turno, tendo que assistir PT e PSB se enfrentarem na segunda etapa, agora as chances de levar um bolsonarista raiz ao segundo turno aumentam substancialmente.
É importante frisar que o eleitorado de centro-direita, composto majoritariamente pela classe média, foi determinante para a vitória de João Campos, que naquele momento entendeu que o socialista era um mal menor do que uma eleição de Marília Arraes, então candidata do PT. Então este eleitorado pode até não levar Gilson Machado a vitória, mas tem tudo para fazer do ex-ministro do Turismo um candidato extremamente competitivo para polarizar com João Campos, que segue favoritíssimo para conquistar a reeleição.
Corregedor – Algoz do ex-presidente Bolsonaro (PL) em vários processos, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, encerrou sua atuação como integrante do Tribunal Superior Eleitoral. Coube a Benedito Gonçalves relatar diversas ações sobre Bolsonaro. Em junho de 2023, por exemplo, declarou a inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro por oito anos. Ficou reconhecido o abuso de poder político durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros em 2022. Já em outubro de 2023, apontou a prática de conduta vedada por Bolsonaro, por live realizada em 2022, no Palácio da Alvorada. Benedito vai ser sucedido como corregedor por Raul Araújo, ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Edson Vieira – Após dez anos fora da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Edson Vieira voltou ao parlamento estadual e tem sido uma das importantes vozes do União Brasil na Casa de Joaquim Nabuco. Além de representar Santa Cruz do Capibaribe e região, Edson também está com a incumbência de defender as pautas de Petrolina, uma vez que assumiu no lugar de Antonio Coelho, que era o único parlamentar da cidade.
Polarização – Ao que tudo indica, a disputa pela prefeitura de Caruaru no próximo ano, deverá ter o atual prefeito Rodrigo Pinheiro e o ex-prefeito José Queiroz como protagonistas da eleição. O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) tentará quebrar esta polarização, apostando no voto bolsonarista, mas não será tarefa das mais fáceis.
Casa cheia – O workshop “Eleições 2024: Saiba o que está valendo” foi um sucesso absoluto de público. O auditório da Aces ficou lotado e durante quase quatro horas os participantes puderam interagir com os advogados eleitoralistas Marcelo Cumaru e Pablo Bismack e com este jornalista, que avaliou o cenário político e eleitoral de 2024.
Inocente quer saber – Além de João Campos e Gilson Machado, quem disputará a prefeitura do Recife em 2024?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário