O pernambucano Sílvio Costa Filho, deputado federal licenciado pelo Republicanos, começou sua jornada no Ministério dos Portos e Aeroportos do governo Lula inovando na composição da pasta, apostando em inclusão das mulheres.
O Ministério de Portos e Aeroportos atinge o número de 62% de mulheres em cargos de decisão, contra 38% de homens. Isso acontece devido às recentes nomeações anunciadas: Mariana Pescatori, Secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários; Thairyne Oliveira, chefe de gabinete do Ministro; Gabriela Sabino, chefe de gabinete da Secretária-Executiva; Júlia Lopes, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Aviação Civil; e Gabriela Scarduelli, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.
Os cargos masculinos são ocupados pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos); pelo Secretário-Executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Duarte Gusmão; e pelo Secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Alcântara Noman.
O gesto do ministro pernambucano chama a atenção quando se trata de cargos dentro do governo. Para se ter ideia, em abril passado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de acesso público sobre os dados de pessoal do governo federal. Nele, entre os dados, estão as comparações sobre as presenças masculina e feminina em cargos de alta e média lideranças.
Na primeira versão do relatório, foi constatada uma redução do número de mulheres em cargos efetivos do governo, que passou de 46% em fevereiro de 2019, para 45% em fevereiro de 2023, de acordo com a ministra Esther Dweck, na primeira versão do relatório de pessoal, conforme a agência Brasil.
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário