sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Racha na base de Mano

O clã dos Ferreiras, outrora poderoso na política de Jaboatão dos Guararapes, começa a enfrentar tempos difíceis, com a votação tumultuada das contas de 2020 e 2021 do ex-prefeito Anderson Ferreira na Câmara de Vereadores, que revelou a crescente fragilidade de seu domínio.

Em uma sessão marcada por tensões exacerbadas, confrontos verbais entre vereadores da base governista, da oposição e até mesmo entre aliados, as contas de Anderson Ferreira quase foram rejeitadas, apesar da ampla maioria da base governista sob o prefeito Mano Medeiros (PL).

As contas, ambas com parecer favorável com ressalvas do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), só foram aprovadas na câmara após pressão do governo. O destaque foi para as contas de 2020, que receberam 12 votos a favor, 10 contrários e 3 abstenções, resultando em um tumulto no plenário da Casa Legislativa Vidal de Negreiros.

A primeira votação acirrou o clima, pois foi secreta, e o governo pressionou os vereadores para revelar suas posições, sob o risco de tornar Anderson inelegível por oito anos.

Após acalorados debates, a sessão retomou a votação das contas de 2021, que foram aprovadas com mais folga a favor de Anderson: 17 a 8. Mesmo assim, o resultado foi considerado insatisfatório pelo grupo governista, dado que apenas dois vereadores são abertamente opositores de Mano e dos Ferreira na cidade.

Embora as duas contas tenham sido aprovadas, o governo municipal recebeu um alerta. Mano ainda tem tempo para trabalhar e consolidar sua relação com os vereadores, porém hoje existe mais insatisfação do que se parece.

CURTAS

MULTA – A gestão do prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho, foi multada no valor de R$ 9.183,00 por irregularidades no transporte escolar. As deficiências foram encontradas durante auditoria realizada pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco. A auditoria verificou a prestação do serviço no ano de 2022, depois do acidente com um ônibus escolar do município, que resultou na morte de quatro estudantes, em março do ano passado.

NOVAS BASES – A deputada estadual Socorro Pimentel segue ampliando suas bases. Nesta quinta (31), a parlamentar anunciou a sua mais nova parceria com Galego, ex-prefeito de Ibirajuba, no Agreste Central. Com mais essa importante movimentação política, Socorro Pimentel consolida mais um avanço do seu grupo, ganhando espaço do Litoral ao Sertão.

NÓ EM PINGO DÁGUA – A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista depositou nesta quinta-feira (31) o salário de todos os servidores efetivos, contratados e comissionados. Ao todo, foram injetados mais de R$ 7 milhões na economia local. O que chama atenção é que mesmo com redução no FPM das cidades brasileiras e atrasos salariais em vários municípios do Nordeste, o prefeito George Duarte está conseguindo manter o funcionamento da máquina pública, honrando compromissos com funcionários, fornecedores e prestadores de serviço.

RECOMPENSA – Aliado fiel da governadora Raquel Lyra, o ex-deputado estadual e ex-candidato à prefeitura de Paulista, Ramos (PSDB), poderá ser o nome escolhido pela tucana para a Prefeitura de Paulista. O ex-deputado foi um dos nomes que apoiou a governadora ainda no primeiro turno das eleições de 2022.

MAL PASSADA – Enquanto prefeituras faziam paralização por conta da redução dos repasses financeiros do FPM, o prefeito de Carpina, Manuel Botafogo, realizou um churrasco na sede da prefeitura na quarta-feira (30). Mané já tem uma boa justificativa para não ter ido ao Congresso da Amupe discutir as pautas municipalistas: tava cuidando da churrasqueira. Se a moda pega…

O povo quer saber: Os vereadores governistas que votaram contra as contas de Anderson Ferreira vão apoiar qual nome em Jaboatão?

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário