Político forjado nas adversidades, Eduardo Campos enfrentou uma série de desafios em sua vida pública. Poucos se lembram, mas antes de tornar-se governador em 2006, Eduardo quase não se reelegia deputado federal em 2002. Isso fez com que, ao chegar ao Palácio do Campo das Princesas, exercesse a capacidade do diálogo, fundamental para criar uma ampla frente política em torno de seu projeto.
O governo transformador de Eduardo Campos deixou um legado político que até hoje se faz presente em Pernambuco. Os filhos daquela chapa majoritária composta por Eduardo e João Lyra hoje comandam a prefeitura do Recife e o governo do estado, com João Campos e Raquel Lyra, respectivamente.
A política pernambucana poderá ser dividida entre antes e depois de Eduardo. Pernambuco teve bons governadores e bons líderes políticos, indiscutivelmente, mas poucos tiveram a sensibilidade política desempenhada pelo ex-governador. O próprio PSB tornou-se uma potência graças a Eduardo, que soube juntar gente e incentivar as pessoas a transformarem o estado com obras e investimentos. Eduardo ensinou como a política deve ser uma mola propulsora para levar vida na vida das pessoas.
Esse bom exemplo deve ser seguido por João Campos, seu filho, e Raquel Lyra, que foi sua secretária, que poderão deixar as ingrisias de lado, termo bastante utilizado por Eduardo, e olhar para o futuro do Recife e de Pernambuco, com obras e ações que transformem para melhor a vida das pessoas.
A senha – Ex-secretário de Eduardo Campos, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, sintetizou bem o pensamento pregado pelo seu ex-chefe, ao defender que Pernambuco precisa de união para conquistar novos avanços em diversas áreas.
Emotivo – O ex-deputado Silvio Costa estava bastante emocionado durante a posse do ministro Silvio Costa Filho. Ex-vice-líder de Dilma Rousseff, Silvio lutou com todas as forças para evitar o impeachment da então presidente. Se lograsse êxito, Silvio poderia ter sido ministro. O tempo se encarregou de levar seu filho, um dos mais brilhantes políticos pernambucanos, à Esplanada, no governo Lula.
De volta – Figura muito querida pela bancada federal pernambucana, o deputado federal Ossesio Silva foi empossado no mandato no lugar de Silvio Costa Filho. O Republicanos fica com dois federais, dois estaduais e um ministro, tornando-se um dos partidos mais representativos de Pernambuco.
Litoral Norte – O senador Fernando Dueire (MDB) recebeu os deputados Guilherme Uchoa (PSB) e Mário Ricardo (Republicanos) em seu gabinete para tratar de ações conjuntas voltadas para o litoral Norte, que é a principal base de atuação dos parlamentares.
Marco Maciel – No dia 4 de outubro o Senado Federal irá inaugurar a sala Marco Maciel, em homenagem ao ex-vice-presidente que por duas vezes foi senador da República. A sala em questão tem sido palco da CPMI do 8 de janeiro. O evento deverá reunir muitos amigos e admiradores do político pernambucano que fez história no Brasil.
Inocente quer saber – Raquel Lyra fará acenos a outros partidos para fortalecer seu governo?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário