Desde que a governadora Raquel Lyra assumiu o cargo em janeiro deste ano que o governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife têm travado uma disputa de narrativas em algumas áreas, além da disputa política e pelo apoio de partidos. O prefeito João Campos, possível candidato a governador e adversário de Raquel em 2026, tem sido incentivado por aliados a deixar o nome na pista, e isso tem causado muitas disputas nos bastidores sobre quem tem razão e o protagonismo no estado.
João e Raquel são herdeiros políticos daquele ciclo vitorioso iniciado por Eduardo Campos e João Lyra Neto em 2006, e marcharam juntos por muitas eleições. Desde a saída de Raquel do PSB em 2016 para disputar a prefeitura de Caruaru que o clima entre ela e integrantes do seu ex-partido azedou.
Mas ontem foi o dia de colocarem as arestas de lado e aparecerem junto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para o anúncio de obras do governo federal tanto para o estado quanto para a cidade do Recife, e pelo menos ontem, a cordialidade entre governadora e prefeito aparentou existir. João e Raquel não precisam ser aliados nem necessariamente se gostarem, mas pelo bem de Pernambuco e do Recife, eles estão condenados a se entender nas pautas que são de interesse do estado e da capital.
Prestigiada – A transmissão de cargo no ministério dos Portos e Aeroportos está marcada para a próxima quarta-feira a partir das 15 horas em Brasília. O evento oficializa Silvio Costa Filho como ministro e deverá ser bastante prestigiada por aliados do pernambucano, que nem mesmo assumiu e já está se movimentando bem para defender os interesses do Brasil.
Justiça – O vereador Davi Muniz (PSB) decidiu ingressar na justiça contra o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho (MDB), por suposta infidelidade partidária ao deixar o PSB. Ocorre que a mudança de partido se deu com a anuência socialista e todos os prazos foram respeitados. Não será tarefa fácil para Davi conseguir tirar o mandato do jovem parlamentar.
Posse – A governadora Raquel Lyra empossa, nesta terça-feira, 338 policiais penais aprovados no concurso realizado em 2021, que foi formulado para a contratação inicial de 200 policiais penais, mas convocou quase o dobro do previsto. Os profissionais vão reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado. A solenidade de posse será realizada na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Elias Gomes – Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes sonha em voltar a governar o município após oito anos. Para isso decidiu que se filiará ao PT para nacionalizar a eleição de Jaboatão como o representante de Lula, e seus adversários, o prefeito Mano Medeiros (PL) e a deputada federal Clarissa Tércio (PP) serem tachados de bolsonaristas.
Inocente quer saber – A estratégia de Elias Gomes de se filiar ao PT surtirá mesmo o efeito que ele está esperando em Jaboatão?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário