sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Em busca de espaço e protagonismo

 

O senador Humberto Costa anunciou na última quarta-feira a visita do presidente Lula a Pernambuco que aconteceria hoje. Ontem, o mesmo veio a público e comunicou o cancelamento da visita do presidente por questões de agenda. Até aí, normal. O fato é que não apenas Humberto Costa como todo o PT de Pernambuco vem observando que a legenda vem perdendo espaço para a polarização que existe em Pernambuco desde meados deste ano: de um lado, a governadora Raquel Lyra que tem se comportado como uma aliada do presidente (inclusive com a possibilidade de se filiar a um partido da base) e do outro, com o prefeito do Recife, João Campos que é hoje o nome mais forte do PSB.

O PT é hoje o comandante do Governo Federal mas está deficitário na maioria dos estados. Um exemplo bem claro disso é o que está acontecendo em São Paulo onde a legenda irá apoiar Guilherme Boulos para a Prefeitura justamente por não ter um nome natural para concorrer na cidade. Da mesma forma, o PT não tem hoje um nome natural para concorrer no Recife (algo bem diferente de quando disputou em anos anteriores onde sempre foi forte). A única cidade onde o partido tem chances de vitória e ao que tudo indica deve concentrar suas forças por lá é Jaboatão dos Guararapes com o ex-prefeito Elias Gomes que está angariando mais apoios no campo da esquerda. Além desta, o partido também concorre com franco favoritismo em Serra Talhada.

No entanto, é um cenário bastante complicado para o próprio Humberto Costa que deseja concorrer ao Governo de Pernambuco em 2026 e não conta com o mesmo espaço que tinha no primeiro governo Lula quando concorreu com chances de vitórias. Ali, Humberto tinha o Ministério da Saúde e tinha um espaço diferenciado. Hoje, a cada dia que se passa, o PT observa o crescimento de uma polarização entre João Campos e Raquel.

Destaque

O PT de Pernambuco já conseguiu maior destaque no primeiro semestre deste ano através do senador Humberto Costa quando conseguiu a indicação de nomes importantes como o de Danilo Cabral para a Sudene, de Paulo Câmara para o BNB. Chegou inclusive a se citar na construção de uma força alternativa fora da polarização. O projeto não está desfeito mas em um estado em que se respira polarização não é uma tarefa fácil.

Apoio

Por falar em Elias Gomes, o ex-prefeito de Jaboatão esteve reunido recentemente com a deputada estadual Gleide Ângelo que chegou a liderar pesquisas de intenções de votos no ano de 2020 na cidade. Elias também esteve conversando com Maura Vilar que concorreu a Prefeitura da cidade no pleito passado e ficou em terceiro lugar.

Sertão

Durante o Ouvir para Mudar, a governadora Raquel Lyra anunciou a ampliação do Hospital Eduardo Campos (HEC), a requalificação da VPE-380, que liga distritos entre Afogados da Ingazeira e Carnaíba, a construção de três quadras poliesportivas em escolas estaduais e a reforma de uma unidade escolar. 

Palmares

O evento "Ouvir para mudar" acontece amanhã na Escola Estadual de Referência Dom Acácio Rodrigues (em Palmares) e contará com a presença da governadora Raquel Lyra que irá conversar sobre assuntos e problemas para a região da mata sul de Pernambuco. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário