Na próxima segunda-feira (21), uma força-tarefa do Congresso Nacional foi montada para verificar in loco os problemas do metrô do Recife e buscar soluções para o modal de transporte.
Em maio de 2022, antes das eleições passadas, o Blog de Jamildo fez a mais ampla e profunda cobertura do sucateamento da estatal federal, mobilizando os políticos na campanha de 2022.
Proposta pelo presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Humberto Costa (PT) e realizada em parceria com a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, por meio do deputado Túlio Gadêlha (Rede), a diligência vai visitar as instalações da CBTU, fará uma visita ao Centro de Manutenção de Cavaleiro e realizará uma grande audiência pública dividida em duas mesas: infraestrutura e gestão; e trabalhadores e usuários.
“Estamos reunindo forças para buscar soluções. O metrô do Recife é um dos principais serviços de transporte público da Região Metropolitana, mas sofreu um absurdo processo de sucateamento. O sistema foi abandonado e não atende às necessidades da população, além de colocar em risco a segurança dos trabalhadores. Vamos seguir atuando, de maneira coletiva, para encontrar alternativas que garantam a recuperação da rede e restabeleça a segurança e o conforto dos passageiros e dos trabalhadores”, afirmou Humberto, que esteve na semana passada, uma vez mais, com o ministro das Cidades, Jader Filho, para discutir o tema.
Além de Humberto e Túlio, a senadora Teresa Leitao (PT) acompanha a agenda.
Também confirmou presença o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Matheus Freitas, o superintendente da CBTU, Dorival Martins, a chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Anie Amicce, e o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Luiz Soares. A imprensa está convidada a acompanhar a partir do trajeto entre as Estações Cavaleiro e Recife junto às autoridades às 11h40 com embarque na Estação Cavaleiro da Linha Centro. A parte administrativa da visita será restrita à comitiva.
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário