quinta-feira, 22 de junho de 2023

TSE define futuro eleitoral de Jair Bolsonaro


O TSE pode tornar inelegível nesta quinta-feira (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro. Esta é uma das dezesseis ações contra Bolsonaro no TSE. Caso não haja um pedido de vista e ocorra logo uma decisão, o presidente pode ficar inelegível e assim ficar de fora das eleições de 2026 quando muita gente esperava uma reprise de Bolsonaro x Lula, como aconteceu no ano passado. 

Bolsonaro decidiu se candidatar a presidente em 2018 e preparou este longo caminho desde o ano de 2015, primeiro do segundo governo Dilma. De lá, até sua vitória, Bolsonaro viu muita coisa acontecer em favor das bandeiras antipetistas que ele levantava: o impeachment de Dilma no ano de 2016, todo o processo de investigação contra Lula que culminou em sua condenação no ano de 2017 e sua prisão em 2018. Naquele ano que Bolsonaro venceu, Lula não disputou, embora a campanha tenha iniciado com seu nome.

No governo, Bolsonaro reacendeu o sentimento da direita no país, mas também deixou clara e evidente a divisão ideológica presente na nação e que resultou na mais apertada eleição de todos os tempos quando por menos de 2 milhões de votos, Lula voltou ao poder. Em 2022, Lula chegou a dizer que apenas ele conseguiria derrotar Jair Bolsonaro.

Embora se torne inelegível, Bolsonaro não será impedido de fazer campanha para os candidatos a prefeito do PL. Pretende eleger pelo menos 1 500 prefeitos pelo Brasil afora. Em Recife, Gilson Machado Neto é o seu candidato. Além disso, mesmo estando impossibilitado de se candidatar em 2026, o ex-presidente pode ser um grande cabo eleitoral e trabalhar pela eleição de algum aliado. Muitos chegam a cogitar o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Não se sabe. Um cenário sobre a política nacional teremos depois deste julgamento que se inicia hoje mas que não tem previsão certa de que acaba realmente hoje.

Uma coisa é certa: os olhares da política brasileira estarão voltados para o destino que o TSE dará a Jair Bolsonaro.

Campanha

O PL lança a partir do dia 25 de junho campanha nacional de filiação. Na data, o PL vai lançar uma campanha para filiação e recadastramento de filiados, com a meta de subir de 770 mil para mais de 1 milhão.

Aprovado

Com 58 votos, o advogado Cristiano Zanin é o novo ministro do STF. A indicação foi feita pelo presidente Lula no dia 1 de junho, aprovada ontem na CCJ no Senado e logo depois confirmada pelo Senado Federal.

São João

Continuando suas visitas ao São João nos municípios pernambucanos, a governadora Raquel Lyra esteve ontem festa de São João de Araripina, no Sertão do Estado, onde foi recebida pelo prefeito Raimundo Pimentel. A celebração junina do município segue até o próximo sábado.

Garanhuns

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, assinou as nomeações de quatro novos integrantes do governo municipal. Foram anunciados dois novos secretários, Silvino de Andrade Duarte (Secretário de Gestão e Articulação Política), e Matheus Martins (Secretário de Turismo). 

Silvinho Silva, editor do Blog

Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário