O senador Fernando Dueire, a deputada federal Iza Arruda e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, estiveram reunidos com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, para tratar do futuro do partido com vistas a 2024, quando haverá eleições municipais.
Sob a liderança de Jarbas Vasconcelos, o partido conquistou o governo de Pernambuco em duas ocasiões, em 1998 e 2002, elegeu o senador por duas ocasiões, em 2006 e 2018, e elegeu o vice-governador em 2014. Mas o partido viu seu tamanho diminuir em Pernambuco em 2022, com a não eleição de um único deputado estadual e a representação federal foi apenas substituída, do ex-deputado Raul Henry pela deputada Iza Arruda.
A expectativa da legenda, que tem três lideranças bastante representativas, é de ampliar sua participação em 2024, elegendo o maior número de prefeitos e vereadores e com isso poder reivindicar uma vaga na chapa majoritária de 2026. O encontro serviu para alinhavar estratégias para o segundo semestre, e atrair quadros que pretendem ingressar na legenda.
O senador Fernando Dueire tem conversado com muitos prefeitos e lideranças políticas, que demonstram interesse em disputar 2024 pelo MDB, por ser um partido mais ao centro e ter quadros de envergadura política como o próprio Jarbas Vasconcelos, que apesar de licenciado do mandato, ainda é a principal referência da política pernambucana.
Votação – O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o superintendente parlamentar da Alepe, Álvaro Mendonça, tiveram mais um encontro onde alinharam as estratégias conjuntas entre o executivo e o legislativo. Com o aval da governadora Raquel Lyra e do presidente Álvaro Porto, a votação do PL que institui o piso dos professores ficou marcada para a próxima terça-feira, e a expectativa é de aprovação do projeto com vantagem elástica.
Diálogo – A governadora Raquel Lyra cumpriu agenda em Araripina e fez questão de visitar os dois lados da cidade. Primeiro esteve com o prefeito Raimundo Pimentel e a deputada estadual Socorro Pimentel para prestigiar o São João. No dia seguinte, tomou café da manhã com a ex-deputada Roberta Arraes e o ex-prefeito Alexandre Arraes. O aceno de Raquel foi bem recebido pela classe política.
Popularidade – O ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou uma estratégia para contrapor o julgamento no TSE que poderá deixá-lo inelegível por oito anos. Ontem foi a Porto Alegre e foi bem recebido pela população, cujos vídeos foram utilizados exaustivamente nas redes sociais. O ministro Alexandre de Moraes decidiu suspender o julgamento e dar prosseguimento ao processo apenas na próxima semana.
Encontro – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, cumpre agenda em Pernambuco, e esteve reunido com o prefeito João Campos e parlamentares da federação PT, PV e PCdoB, dentre eles os federais Carlos Veras, Clodoaldo Magalhães e Renildo Calheiros, os estaduais João de Nadegi, João Paulo Costa e Rosa Barros e a senadora Teresa Leitão. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, também fez questão de dar um abraço em Freixo.
Inocente quer saber – O MDB terá um bom desempenho nas eleições de 2024?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário