domingo, 28 de maio de 2023

Servidores do TJPE aprovam Estado de Greve em Pernambuco

 Divulgação

Mobilização dos servidores do judiciário, no Recife - FOTO: Divulgação

Centenas de servidores de aproximadamente 40 comarcas do Tribunal de Justiça de Pernambuco se reuniram em frente ao edifício Paula Baptista, no Centro do Recife, para Assembleia Geral e Ato Político realizado pelo SINDJUD-PE (Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco) com a participação da ASPJ-PE e do SINDOJUS-PE.

Na ocasião, servidores de todas as regiões do estado, entre ativos e aposentados aprovaram os seguintes encaminhamentos: 1) Ato com passeata pelo Palácio da Justiça e Palácio do Governo, realizado logo após a assembleia; 2) Ato na Esmape no dia 29/05, data do Pleno do TJPE, às 13h, lutando pela isonomia no TJPE e por alterações no PL 10/2023; 3) Continuar em Estado de Alerta e Mobilização permanente; 4) Operação “sem valorização, sem metas”; 5) Estado de Greve; 6) Assembleia Geral no dia 02/06, às 14h, em frente ao Edf. Paula Baptista, em Recife-PE, com a pauta de deliberação de greve caso não haja isonomia e alterações no PL da reposição salarial.

A "proposta" apresentada pelo TJPE, que o SINDJUD-PE e as demais entidades representativas dizem não ter negociado, sugere 4,65% de reajuste para uma parcela e 2% para os que estão no final da carreira. Eles dizem, que isto fere a isonomia e desvaloriza os mais antigos da instituição.

"Uma outra imposição veio através da restrição nos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), desconsiderando as motivações e interesses profissionais de servidores e servidoras que buscam formação complementar exigida pelo Tribunal para alcançar a progressão na carreira".

O coordenador geral do SINDJUD-PE, Alcides Campelo, destacou que a deflagração de uma greve é a última instância do movimento por valorização profissional e isonomia. "Não havendo alterações no PL da reposição salarial, a categoria irá decidir se adere ou não ao movimento grevista definitivo".

Além de acompanhar a mobilização por meio da live, servidores que não puderam comparecer ao ato e assembleia registraram fotografias trajando roupas pretas em "LUTO POR JUSTIÇA" em frente aos fóruns de trabalho.

Na passeata até o Palácio da Justiça e que finalizou em frente ao Palácio do Campo das Princesas, com o apoio de carros de som e palavras de ordem, a categoria pediu por "JUSTIÇA PARA QUEM FAZ JUSTIÇA", lema da campanha salarial 2023, erguendo faixas, cartazes e defendendo a reabertura da negociação em microfone aberto.

Entre apoios locais e nacionais, a mobilização também contou com a participação de representantes do SINPOL-PE, SINDSEMP-PE, CUT-PE, FENAJUD, SERJAL, SINDJUSTIÇA-CE, Grupo Teatral João Teimoso e da Deputada Estadual Dani Portela.

Fonte: Blog de Jamildo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário