quarta-feira, 31 de maio de 2023

Raquel Lyra consegue liberação de empréstimo

Parceria

Um dia importante para a sustentabilidade de São Lourenço da Mata! A Prefeitura acaba de assinar o Termo de Cooperação com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do município - CAD RECICLA e a Empresa MOBIBRASIL. O objetivo dessa parceria é executar os serviços de coleta seletiva nas empresas locais, promovendo a preservação ambiental e uma destinação final adequada aos resíduos.


Segundo a Diretoria de Meio Ambiente, essa iniciativa representa um passo significativo para sensibilizar e envolver outras empresas da cidade. Através dessa cooperação, será possível aumentar a inclusão de mais empresas nesse importante processo de reciclagem.

Fonte :Assessoria de Comunicação.

'Governo Raquel Lyra ainda não começou', diz Diogo Moraes

 (Foto: Wesley Almeida/Divulgação)
Foto: Wesley Almeida/Divulgação
Reeleito deputado estadual por três mandatos consecutivos (2010, 2014 e 2018), o aliado histórico do PSB, Diogo Moraes, retorna à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o quarto mandato, após dança das cadeiras ocasionada pelas recentes nomeações para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco. Moraes ocupava a primeira suplência na vaga de Rodrigo Novaes (PSB), que deixou oficialmente o cargo para assumir o posto de conselheiro no TCE.

Diogo Moraes foi empossado na última segunda-feira (30). A solenidade de posse contou com a presença do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e dos deputados estaduais  Aglailson Victor (PSB) e Francismar Pontes (PSB), além do prefeito de Sertânia,  ngelo Ferreira (PSB).

Ao Diario de Pernambuco, Diogo disse estar animado com a recolocação. “Saí do parlamento, mas nunca deixei a Alepe. Estava na Superintendência até a semana passada, e agora retorno às minhas atividades como deputado estadual. Nos três mandatos anteriores, estive aqui sempre fielmente ancorado à base de governo, e, pela primeira vez, estou na base da oposição”, enfatizou.

Raquel Lyra
“Na minha visão, o governo de Raquel Lyra (PSDB) ainda não começou. Digo isso porque nenhuma obra foi entregue, nem a curto prazo. Por questões políticas, a governadora insiste em atrasar obras que já estão quase prontas, para parecer que a entrega foi feita por ela. Chega a ser hilário o nível de ingerência. Apesar de muito criticado, Paulo Câmara deixou mais de R$ 3 bilhões em caixa ao fim do mandato, prova de que o estado não terminou a gestão devendo coisa alguma.

Educação
“Outro ponto de atenção são os índices de educação. Com as recentes dificuldades que presenciamos com as merendeiras… Se a qualidade do ensino piorar, ficará claro de quem é a culpa.”

ÁGUAS PASSADAS

Nas eleições de 2022, Diogo Moraes recebeu um total de 43.117 votos, o suficiente para garantir a renovação do mandato, tanto que, à época, chegou a ser anunciado como um dos eleitos para a atual legislatura. Dias depois, veio a surpresa: a candidatura de Lula Cabral (SD), ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, que estava sub judice, foi considerada válida por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi então que, por uma margem de 70 votos, o socialista descobriu que perdera o mandato recém-conquistado, “batendo na trave”, como diz a expressão popular.

Apesar do fato, Diogo comentou a situação com ironia, e disse não guardar mágoa do colega na Assembleia Legislativa. “Não tenho qualquer desavença com Lula [Cabral]. Muito pelo contrário, tenho um enorme apreço por ele. O que ocorreu é que cada um foi à justiça lutar pelo que entendia ser justo”, comentou.

Fonte: Diário de PE.

Zeca Bolsonaro de São Lourenço da Mata é pré-candidato a prefeito nas eleições 2024

 

Zeca Bolsonaro de São Lourenço da Mata é pré-candidato a prefeito nas eleições 2024 na perspectiva de termos um modelo de gestão que combata a corrupção, o nepotismo, a locação de veículos e imóveis por parentes de servidores, a locação de ônibus escolares, funcionários fantasmas, as obras paralisadas e inacabadas, convénios não executados e que nenhum CENTAVO será desviado, nenhum CENTAVO será roubado do povo de São Lourenço da Mata PE. "Não podemos mais assistir dois grupos políticos se revezando no poder com o mesmo modelo de gestão e modus operandi. Te Liberta São Lourenço ! CHEGA PRA CHEGAR ! "

Parlamentares participam de reunião com a Caixa sobre programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento

Nesta terça-feira (30), os vereadores da Câmara de São Lourenço da Mata participaram de uma reunião por meio de videoconferência com representantes da Caixa Econômica Federal. O encontro é mais uma etapa para explanação do passo a passo para que a Prefeitura de São Lourenço da Mata conclua a efetivação de um empréstimo por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

O programa é voltado ao setor público com processos de contratação e prestação de contas ágeis e simplificados. Por meio da linha de financiamento é possível que o ente público pleiteie recursos para apoiar financeiramente diversas ações orçamentárias em curso, como investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros.

O Projeto de Lei nº 040/2023, que autoriza a abertura de crédito especial orçamentário será enviado para apreciação e votação dos parlamentares em sessão ordinária na Câmara Municipal, por isso foram realizadas uma série de reuniões para explanação e tira-dúvidas sobre a matéria.

Segundo o presidente do Legislativo, Leonardo Barbosa, é de suma importância que os projetos propostos pelo Executivo sejam detalhados aos vereadores. “Essa abertura de crédito especial vai ser muito importante e benéfico para o município. Com as explicações detalhadas, todos vão entender corretamente as cláusulas do contrato e votar pensando no melhor para a nossa cidade”, disse Leonardo. 

Além dos vereadores, o encontro também contou com a participação do secretário de Infraestrutura, Planejamento e Serviços Públicos Tarcísio Cruz; secretário de Gestão, Orçamento, Finanças e Tecnologia Josemir Melo; e do procurador-geral do município dr. Marcelo Lannes.

Fonte :Assessoria de Comunicação.

Programa Mais Saúde

Você que precisa ter acesso aos serviços de saúde, mas não consegue ir durante o dia, temos uma boa notícia para você: seguimos com mais um mês do Programa Mais Saúde, que oferta horário estendido nas unidades de saúde da cidade. 

Todas as unidades irão funcionar das 13h às 20h, de acordo com o cronograma.

É mais comodidade para você cidadão! 

Confira a programação de junho! 

Fonte :Assessoria de Comunicação.

Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares são empossados ministros efetivos do TSE

 Solenidade de posse dos ministros André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques - 30.05.2023...

Na noite desta terça-feira (30), em sessão solene, os advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares tomaram posse como ministros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles foram nomeados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar as cadeiras reservadas aos titulares da Corte na classe de juristas. Os cargos ficaram vagos em decorrência do término dos mandatos de Sérgio Banhos e Carlos Horbach, nos dias 17 e 18 de maio, respectivamente. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube.

Floriano de Azevedo Marques assumirá o posto deixado pelo ministro Banhos, enquanto André Ramos Tavares – que já atuava como substituto desde 29 de novembro de 2022 – preencherá a vaga de Horbach. Ambos foram escolhidos a partir de lista quádrupla encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi publicada na última quinta-feira (25), no Diário Oficial da União (DOU).

12Galeria de imagens

A sessão solene de posse foi conduzida pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, que ressaltou a alegria em poder contar com mais dois professores e advogados na composição da Corte Eleitoral. “Os ministros se juntam agora aos membros do TSE, dos 27 TREs e aos 2.637 juízes eleitorais que têm uma única missão: a de defesa da democracia, a missão de garantir que o eleitor possa, de dois em dois anos, escolher seus representantes”, declarou.

Além da vice-presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, e dos ministros do TSE Nunes Marques, Benedito Gonçalves e Isabel Galloti, compuseram a mesa de honra da solenidade a presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber; o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que representou a Presidência da República.

Também participaram da cerimônia o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti.

Floriano de Azevedo Marques

Natural da cidade de São Paulo (SP), Floriano de Azevedo Marques Neto, 54 anos, tem uma carreira de três décadas na área acadêmica e na advocacia. Graduado, doutor e livre-docente em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e membro do corpo docente permanente do programa de pós-graduação em Direito da Regulação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro.

Na área eleitoral, tem atuação especialmente em matérias envolvendo a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Na área acadêmica, é autor de vários livros individuais e em coautoria e de mais de 200 artigos acadêmicos publicados em revistas técnicas. Também foi professor visitante na Pontifícia Universidad Católica do Peru, na Faculdade Externado de Colômbia e na Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

André Ramos Tavares

André Ramos Tavares é professor titular da cadeira de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica paulista (PUC-SP). Foi professor visitante da Universidade de Glasgow, Escócia (2019), e da Universidade de Bologna, Itália (2012), nas quais lecionou Direito Constitucional Econômico na graduação e no doutorado.

Tavares também foi professor permanente no Doutorado em Direito Público da Universidade de Bari, Itália (2008-2010), visiting foreign professor na Fordham University, Nova Iorque (2008), e visiting researchscholar na Cardozo School of Law, Nova Iorque (2007).

Já foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, de 2010 a 2012, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais, tendo sido seu primeiro presidente, e foi presidente da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC). Autor de mais de 100 artigos em periódicos, mais de 150 livros, capítulos ou reedições de livros, em 2007, ele foi agraciado com o Prêmio Jabuti.

Composição do TSE

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do Supremo Tribunal Federal, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade – nomeados pelo presidente da República.

Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos e, para cada titular, há um substituto na mesma classe.

O TSE sempre tem como presidente e vice-presidente ministros do STF. Atualmente, a Corte Eleitoral é presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, tendo como vice a ministra Cármen Lúcia.

Já a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) é exercida por um membro do STJ; atualmente é ocupada pelo ministro Benedito Gonçalves.

Fonte :TSE.

Prefeitos sem dinheiro para enfermeiros

Prefeitos de mil municípios se reuniram, ontem, em Brasília, para pressionar o Governo a se convencer de que não conseguirão pagar o piso nacional da enfermagem se o Congresso não aprovar a PEC que eleva em 1,5% o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

No meio da discussão, o presidente da Confederação Nacional de Município (CNM), Paulo Ziulkoski, foi chamado para uma conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), saindo de lá com a promessa de que a tramitação da PEC vai andar. Só que os prefeitos dizem que esse aumento, de 1,5%, cobre apenas as despesas com o piso.

“Mas seria a saída para nos tirar do sufoco”, diz o prefeito de Itapetim, no Sertão do Pajeú, Adelmo Moura (PSB). Segundo ele, os R$ 7,3 bilhões que Lula liberou no início de maio para cobrir as despesas nos municípios com o pagamento do piso de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras não cobre um terço do piso dos profissionais.

Prefeito de Iguaracy, também no Pajeú, José Torres Lopes, disse que só receberá R$ 4 mil de ajuda da União desses R$ 7,3 bilhões, para cobrir uma folha de R$ 90 mil com os profissionais de enfermagem. “De onde vou tirar o dinheiro? O Governo tem que me responder”, afirmou. A PEC 25/2022, segundo o presidente da CNM, se aprovada, esgota a questão do pagamento dos salários, estimado em R$ 10,5 bilhões.

Além de viabilizar o repasse, a PEC também criaria uma fonte permanente de financiamento do piso para os próximos anos, mas o Governo, segundo Ziulkoski, não ouviu a Confederação nas tratativas sobre o aumento do piso, apesar de serem os entes municipais os principais responsáveis pela execução dos pagamentos.

A favor – “Nenhum de nós é contra o piso, mas a gente precisa torná-lo viável”, diz o líder do movimento municipalista, Paulo Ziulkoski, que defende uma fonte permanente e sustentável de financiamento. Ele alega que os municípios vão enfrentar colapso na saúde se o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pelo pagamento integral do piso. Os gestores municipais também atuam em Brasília por avanços de pautas que tratam da previdência municipal. A primeira é a extensão das regras da reforma previdenciária para todos os municípios com Regime Próprio – o texto está em fase de coleta de assinaturas; a segunda é o PL 334/2023, que reduz a alíquota de contribuição previdenciária no Regime Geral.

Somando forças – Articulador político do prefeito do Recife, Aldemar Santos, o Dema, passou os últimos dois dias em Brasília cumprindo agenda administrativa e política. Ontem, almoçou com os deputados Uchoa Júnior e Lucas Ramos, da bancada do PSB. E jantou com o líder do blocão na Câmara dos Deputados, Felipe Carreras. Dema é especialista em quebrar arestas e, na política, só conjuga o verbo somar.

Marco temporal – A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, por 283 votos a 155, o projeto que limita a demarcação de terras e fragiliza uma série de direitos dos indígenas. Houve uma abstenção. O texto vai ao Senado. O projeto foi pautado no plenário em resposta do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao anúncio do Supremo Tribunal Federal (STF) de retomada do julgamento que discute a implantação de marco temporal para demarcações de terras indígenas. O chamado marco temporal das terras indígenas estabelece que os povos originários só têm direito às terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Novos ministros – Os juristas André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques tomaram posse, ontem, como ministros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mandato é dois anos, com uma possível recondução para mais dois. Os ministros foram nomeados na última semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles vão ocupar as cadeiras da classe de juristas deixadas por Sérgio Banhos e Carlos Horbach. O TSE conta com três ministros vindos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois da chamada classe dos juristas – advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo.

Jornalistas agredidos – Jornalistas foram agredidos, na noite de ontem, no Palácio do Itamaraty por seguranças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e por agentes a serviço do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência brasileira. A agressão ocorreu após o término da reunião de presidentes da América do Sul, na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. A confusão começou durante uma entrevista de Nicolás Maduro. Os seguranças tentavam impedir a aproximação de profissionais da imprensa. No empurra-empurra, um segurança a serviço do GSI deu um soco no peito da repórter Delis Ortiz.

CURTAS

ADEUS – Faleceu, ontem, em Caruaru, o ex-vereador da cidade Elias Soares da Silva, aos 94 anos. Elias estava internado no Hospital da Unimed há 17 dias. Ele foi vereador de Caruaru por sete mandatos entre 1963 e 1996. O corpo será velado na Câmara de Vereadores. O sepultamento vai acontecer hoje, às 16h, no Cemitério Parque do Arcos.

CASO BRENNAND – O primeiro dia do julgamento do empresário pernambucano Thiago Brennand terminou após mais de quatro horas de audiência, ontem, na 2ª Vara de Porto Feliz, no interior de São Paulo. O Tribunal de Justiça ouviu a vítima e três testemunhas de defesa. A próxima audiência está prevista para o dia 21 de junho, às 14h. Brennand não chegou a ser ouvido.

Perguntar não ofende: Quando o Governo Lula vai decolar?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Pesquisa Ipespe/JC: Avaliação da gestão João Campos é maior que a de Raquel Lyra no Recife; veja números

Reprodução

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito do Recife, João Campos - FOTO: Reprodução

Blog de Jamildo segue publicando os resultados da pesquisa eleitoral do Ipespe em parceria com o Jornal do Commercio com as intenções de voto para a Prefeitura do Recife nas Eleições 2024.

Ontem, o blog divulgou as primeiras impressões da pesquisa, revelando que o atual prefeito João Campos (PSB) seria reeleito em primeiro turno nas Eleições 2024 em todos os cenários.

O levantamento também analisou como o eleitorado avalia a gestão de Campos à frente da prefeitura. De acordo com o apontamento, 45% dos entrevistados aprovam a administração do prefeito no comando do Executivo municipal.

Outros 37% avaliaram a gestão dele como "regular". Uma minoria de 16% considerou o trabalho de João como ruim ou péssimo.

Em comparativo direto, o número do socialista é maior do que o apontado pelos mesmos entrevistados a respeito da gestão Raquel Lyra à frente do governo do estado. A administração tucana obteve 32% de avaliação positiva.

Questionados se aprovam ou desaprovam a maneira como João Campos vem administrando a capital pernambucana, a maioria também deu parecer favorável ao prefeito. 66% revelaram que aprovam a forma de trabalho do socialista.

O número do prefeito do PSB nesse quesito também foi maior do que a avaliação dos métodos de gestão de Raquel Lyra, que somou 32%. Confira os números da avaliação e da aprovação de João Campos a seguir.

Avaliação da administração João Campos

  • Ótima/Boa: 45%
  • Regular: 37%
  • Ruim/Péssima: 16%
  • Não sabe: 2%

Aprovação da administração João Campos

  • Aprova: 66%
  • Desaprova: 26%
  • Não sabe: 8%

Pesquisa mostrou João eleito em primeiro turno

Nos dados revelados ontem, o instituto analisou sete cenários diferentes de eleição para o cargo de prefeito do Recife em 2024, com variadas combinações de candidatos. Em todos eles, o socialista liderou a intenção de voto dos entrevistados com larga vantagem.

O prefeito João Campos também lidera em todos os sete cenários analisados pela pesquisa quando são considerados somente os votos válidos. Neste tipo de análise, em que são descartadas as intenções de voto em branco/nulo e as opiniões de quem "não sabe" ou "não respondeu", ele venceria no primeiro turno em todas as ocasiões.

Dados da pesquisa

A pesquisa Ipespe foi realizada de forma presencial nos últimos dias 26 e 27 de maio, entrevistando 1 mil eleitores de Recife com idade a partir de 16 anos. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95,45%.

O instituto realizará outras rodadas da pesquisa em setembro e dezembro de 2023.

Veja o comentário de Jamildo Melo sobre a Pesquisa Ipespe/JC

Assista também: PESQUISA ELEITORAL IPESPE/JC PARA A PREFEITURA DO RECIFE 2024 

 

Fonte: Blog de Jamildo.