quarta-feira, 26 de abril de 2023

O que está por trás do voto secreto para escolha de conselheiro do TCE instituído na Alepe?

 

Os deputados estaduais aprovaram ontem, por unanimidade, a mudança do regimento interno da Casa, alterando de voto aberto para secreto a escolha de conselheiro do Tribunal de Contas. Dos 30 que registraram o voto, todos foram a favor da mudança. 

Antes de tudo, essa alteração regimental concede à Assembleia Legislativa mais autonomia, deixando de sofrer qualquer tipo de interferência de forças externas. Por ser secreto, o deputado não corre o risco de ser “patrulhado” por ninguém, pelo menos era esse o pensamento uníssono entre os parlamentares. A Alepe voltou a respirar os ares de independência dos idos da presidência do saudoso Guilherme Uchôa.

O sinal verde dado pelo próprio presidente Álvaro Porto, que vive o melhor momento entre os pares, é o cumprimento de uma das promessas de sua campanha à presidência: a autonomia da Casa. Essa independência prejudica diretamente os planos do Governo de emplacar sua candidata. 

Portanto, com um pleito de voto secreto tudo pode acontecer. Inclusive nada, e nomes que até pouco tempo estavam “nadando de braçada” correm o risco de nem disputar, e quem já estava sendo considerado descartado pode voltar ao jogo com tudo. Essa é a dinâmica da política. 

EMPRÉSTIMO À VISTA - Mesmo alguns nomes da Oposição tentando criar dificuldades, o sentimento na Casa de Joaquim Nabuco é de que o empréstimo que será solicitado pelo Governo, no valor de R$ 3,4 bilhões, passará com tranquilidade pelo plenário. Uma audiência pública foi realizada ontem para debater o tema. 

HUMBERTO GOVERNADOR? - Durante entrevista ao Folha Política, o secretário de Habitação do Recife, Ermes Costa, defendeu o nome do senador Humberto Costa (PT) para uma candidatura ao Governo do Estado, em 2026. Na ocasião, ele também reforçou a aliança do PT para a reeleição do prefeito João Campos. Ermes passou a impressão de que é um grande quadro técnico com a pitada política necessária.

ALEPE SOLIDÁRIA - O presidente Álvaro Porto e o deputado estadual e primeiro-secretário Gustavo Gouveia (SD) entregaram donativos arrecadados pela Alepe, após a tragédia ocorrida no Lar Paulo de Tarso, no último dia 14. Entre as doações, estavam alimentos, produtos de limpeza, materiais de higiene pessoal, roupas, móveis e uma quantia em dinheiro.

FRASE DO DIA: “Vitória! O Parlamento não virou as costas para os setores de eventos e de turismo. Os benefícios do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) estão assegurados”, comemorou o deputado federal Felipe Carreras, após sua atuação pesada no plenário da Câmara para passar a Medida Provisória 1.147 na integralidade. 

RÁPIDAS 

JOGANDO PARA O PASSADO – Multada pelo Tribunal de Contas por sonegação de dados, a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, culpou a gestão passada pela falta de informação. O que chama atenção é que o processo do TCE diz que os dados correspondentes ao Módulo de Pessoal também não foram enviados em 2021, ano em que ela já estava com a caneta de prefeita em mãos. Vai entender!

NOME NOVO – O deputado Francismar Pontes (PSB) revelou à coluna que também será candidato à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas. Ele pretende adotar a mesma estratégia que fez na eleição da Mesa Diretora, quando venceu o deputado Doriel Barros (PT). “Resolvi entrar na disputa. A Casa me conhece e sabe que poderei contribuir muito no TCE”, disse.

PASSE LIVRE – As contas do ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, no exercício financeiro de 2016 foram aprovadas com tranquilidade pela Câmara de Vereadores do município. Resta saber se ele vai se animar para voltar a disputar Petrolina.

PINGA-FOGO: Com o voto secreto, alguém vai desistir da disputa pela vaga de conselheiro do TCE?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário