Em debate na Rádio Jornal, com a apresentadora Natália Ribeiro, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho defendeu como melhor opção para Pernambuco a concessão privada para o ramal da Transnordestina para Suape. Na mesma entrevista, Coelho defendeu a privatização da Compesa e Metrô do Recife.
"Defendo a opção dada pelo Tarcísio de Freitas (então ministro da Integração de Bolsonaro, antes de se eleger governador de São Paulo), com a parceria privada negociada com a empresa Bemisa e o governo de Pernambuco (na gestão Paulo Câmara)", disse, ressaltando que a empresa detém reservas de minério no interior do Piauí, onde nasce a ferrovia.
"O Ramal vai beneficiar todo o polo de fruticultura (a partir do entroncamento em Salgueiro), confecções, bacia leiteira e indústria de açúcar no Estado. É preciso apenas um alinhamento de conversa com o governo Federal".
O blog de Jamildo apurou que o novo secretário de Desenvolvimento do Estado, Guilherme Cavalcanti, buscou já abrir negociações com o grupo privado.
No começo do ano, a governadora tucana Raquel Lyra, aparentemente interessada na ajuda da União com verbas públicas apenas, começou a gestão no Estado chamando as discussões de uma trama contra os interesses de Pernambuco.
O ex-ministro da Integração Tarcísio de Freitas concordou que a CSN suspendesse o trecho para Pernambuco. Após pressão do ex-governador Paulo Câmara e a bancada federal, o governo Bolsonaro prometeu como alternativa uma concessão privada, mas as autorizações ficaram pendentes na ANTT, mesmo o governo do Estado tendo fechado um acordo com um investidor privado, a Bemisa, de Minas Gerais, que tem minas no Piauí.
Grupo privado de Minas Gerais se apresentou para tirar projeto do papel
Em setembro de 22, o Governo de Pernambuco detalhou, a engenharia para a instalação de um Terminal de Granéis Sólidos Minerais no Porto de Suape, ao informar a conclusão das negociações.
O terminal está localizado dentro dos limites da Zona Industrial Portuária (ZIP), na Ilha de Cocaia, e o sistema logístico, viabilizado a partir da implantação do empreendimento, era apresentado como alternativa à conclusão da Ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape.
A área do empreendimento é de 51,8 hectares, em Suape.
A obra do terminal tinha previsão de início para o ano de 2025 e iria gerar mais de 3 mil empregos, entre diretos e indiretos. Durante a operação, serão 400 empregos.
A construção do terminal terá investido R$ 1,5 bilhão, com a estimativa de movimentar anualmente 13,5 milhões de toneladas de minério de ferro.
A ferrovia vai viabilizar a exportação de minério de ferro que o grupo empresarial explora no município de Curral Novo, onde há uma jazida com 800 milhões de toneladas de ferro, maior reserva mineral daquele Estado e uma das maiores do País.
Na modalidade de Terminal de Uso Privado (TUP), o empreendimento será operado pela empresa Planalto Piauí Participações e Empreendimentos S.A., integrante do grupo Bemisa Brasil Operação Mineral S.A., mineradora autorizada pelo governo federal a implantar e explorar a Ferrovia do Sertão (EF233), nos 717 quilômetros entre Curral Novo (PI) e o porto pernambucano.
Segundo o Estado, o terminal terá capacidade de recebimento e embarque de 50 mil toneladas de minério por dia e volume máximo de 780 mil toneladas para estocagem no pátio. A operação tem previsão de arrecadar R$ 617,2 milhões em tarifas portuárias e um total de R$ 184,5 milhões pelo arrendamento da área durante a vigência do contrato, que é de 30 anos.
“Pernambuco foi um Estado que sempre nos recebeu muito bem, e o governador Paulo Câmara foi essencial para isso. A gente já vem discutindo há alguns anos sobre essa possibilidade, que hoje culminou na assinatura do contrato de arrendamento”, disse o CEO da Bemisa, Augusto Lopes, na época.
Paulo Câmara chegou a comemorar viabilização da Trasnordestina
“Será mais uma opção logística fundamental, que vai baratear custos e dar uma condição de desenvolvimento para vários setores da economia de Pernambuco. Esse novo terminal também vai potencializar ainda mais a utilização de Suape, ou seja, outros estados e até países terão no porto um novo escoamento de produção, agora através da logística ferroviária”, disse Paulo Câmara.
O diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, enfatizou que a instalação do terminal de minérios em Suape era um marco importante para a economia do Estado.
“Somos o principal porto do Nordeste e concentrador de cargas, atualmente distribuídas pelo modal rodoviário e por cabotagem. Com a malha ferroviária, o porto poderá movimentar desde os grãos de soja de Matopiba, na região entre os Estados do Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, até as frutas do São Francisco e a gipsita do Sertão do Araripe, além de interiorizar cargas como combustíveis, gás de cozinha, cargas conteinerizadas, veículos, entre outras mercadorias, consolidando sua integração à rede logística da região”, disse.
Promessa do ministro dos Transportes garante Transnordestina até Suape
No mês passado, o vice-presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa, se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir a questão da Transnordestina. Em informe ao Blog de Jamildo, Humberto Costa diz que saiu do encontro com a garantia do Ministério dos Transportes da realização de novos estudos para assegurar o trecho que beneficia o estado.
Segundo o senador, o presidente Lula está empenhado em garantir a obra em toda a sua extensão.
"Foi uma visita muito importante. É fundamental esse compromisso do ministério e do presidente Lula em garantir a Transposição no seu eixo até Suape. Estudos estão sendo feitos para assegurar a viabilidade da obra.
Além de Humberto, participaram do encontro com o ministro Renan Filho os outros dois nomes da bancada do PT em Pernambuco: a senadora Teresa Leitão e o deputado federal Carlos Veras.
Fonte: Blog de Jamildo.
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