Prestes a completar três meses à frente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o presidente Álvaro Porto, eleito com a unanimidade dos votos da Casa de Joaquim Nabuco, segue com o prestígio em alta com seus colegas parlamentares. Além da relação entre os parlamentares, considerada excelente pelos colegas, há um sentimento de valorização das prerrogativas do poder legislativo pelos pares.
Eles avaliam que o presidente tem conseguido imprimir um ritmo de trabalho e uma postura de protagonismo para a Casa na relação com os outros dois poderes constituídos, o executivo e o judiciário. A legislatura anterior ficou bastante comprometida por conta dos três anos dos efeitos da pandemia que dificultou o funcionamento pleno da Alepe, isso naturalmente trouxe um desafio para a nova gestão, que tinha como desafio inicial retomar o funcionamento normal do poder legislativo.
Essa demanda já foi superada, pois as comissões temáticas e o plenário têm funcionado a contento para dar celeridade às demandas dos pernambucanos, que precisam de uma atuação eficiente e efetiva por parte da Assembleia Legislativa. Para o deputado Rodrigo Novaes (PSB), Álvaro Porto tem feito um grande trabalho no comando da Casa exatamente por criar um sentimento de diálogo pleno entre a mesa diretora, que também conta com o deputado Gustavo Gouveia (SD) na primeira-secretaria, e os demais parlamentares.
A expectativa dos deputados estaduais é a de que nos próximos meses fique mais latente não só entre os próprios parlamentares mas principalmente para a sociedade e os outros dois poderes constituídos de que a Alepe vive um novo tempo, e que os os deputados estaduais terão cada vez mais suas prerrogativas valorizadas, garantindo efetividade ao mandato para atender às demandas de quem está na ponta e que é quem mais precisa do poder público.
Comitiva – Além do presidente da Alepe, Álvaro Porto, uma comitiva formada por outros seis deputados estaduais se fizeram presentes na sede da Folha de Pernambuco para uma visita institucional ao presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro. France Hacker, João de Nadegi, Joãozinho Tenório, Mário Ricardo, Rodrigo Farias e Rodrigo Novaes acompanharam o chefe do legislativo estadual e conheceram de perto o funcionamento das empresas do Grupo EQM.
Reunião – O presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte, reuniu a bancada estadual do partido, composta por oito parlamentares e a bancada federal, para tratar dos rumos da legenda nas eleições municipais. O PP lançará o máximo de candidaturas próprias em cidades relevantes do estado, dentre elas Jaboatão dos Guararapes com a deputada federal Clarissa Tércio. Em outras cidades, como Recife, o partido avaliará qual será o melhor caminho a ser tomado.
Contrapartida – O PT estaria avaliando colocar como contrapartida pela reeleição de João Campos em 2024 o apoio do PSB à pré-candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela prefeitura de São Paulo. Na capital paulista, os socialistas têm colocada a pré-candidatura da deputada federal Tábata Amaral.
Inocente quer saber – Quem o PP apoiará na disputa pela PCR em 2024?
Nenhum comentário:
Postar um comentário