segunda-feira, 27 de março de 2023

Semana movimentada em Brasília com a marcha nacional em defesa dos municípios

 

O tempo está voando para os prefeitos e é com grande expectativa que eles desembarcam em Brasília para participarem da XXIV Marcha em defesa dos municípios que se inicia hoje segue até o próxima quinta-feira. Existe uma grande expectativa sobre essa marcha já que é a primeira que acontece após a volta de Lula ao governo. Os prefeitos vão aproveitarem o momento para visitarem os gabinetes dos ministros, órgãos federais e também cumprirem agenda com os seus deputados. O tanto de recursos que conseguirem para os municípios já será lucro principalmente por se tratar de ano pré-eleitoral onde a população exige e quer ver resultados.

Muitos prefeitos estão em uma situação bastante confortável e com gestões aprovadíssimas. Outros, no entanto, estão literalmente pedindo socorro pois prometeram muito durante a campanha eleitoral de 2020 e ao tomarem conhecimento da realidade ainda não conseguiram tirar praticamente nada do papel. Mas, não apenas isso: durante a marcha municipalista, os gestores vão tratarem de assuntos que afetam diretamente os cofres municipais.

Uma das reclamações feitas pela CNM diz respeito ao piso da enfermagem. Estimativas da entidade apontam que os Municípios, que são responsáveis pela vinculação de 42% desses profissionais, teriam impacto de R$ 10,5 bilhões somente no primeiro ano da implementação da medida e correriam o grave risco de enfrentar o colapso da saúde e a desassistência da população de forma permanente. O piso da enfermagem encontra-se na mesa do ministro Barroso que solicitou à Câmara e ao Senado informações a respeito do projeto de lei para regulamentar a Emenda, uma vez que, na previsão constitucional, a efetivação do piso necessita de lei que defina as fontes de financiamento, os critérios de destinação dos recursos e a metodologia de rateio para repasse aos Entes e prestadores de serviços.

Já o Governo Federal deve sinalizar ajuda aos municípios que ainda possuem regimes próprios de Previdência . A ideia era anunciar aportes para redução de déficits nos sistemas municipais, mas nem a modelagem jurídica, nem o impacto financeiro ficaram prontos a tempo do evento. Dessa maneira, o anúncio deve se restringir à intenção de priorizar a pauta.

Prestigiando - O deputado estadual Luciano Duque (SD) que é líder do Solidariedade na Assembleia Legislativa, estará a partir de hoje em Brasília onde acompanha prefeitos, vereadores e lideranças em visita aos ministérios e aos gabinetes dos deputados federais. "Estarei dando uma força a essas nossas lideranças e colocando o nosso mandato à disposição da luta municipalista" disse Duque.

Jaboatão - O deputado estadual Pastor Junior de Tercio (PP) está sendo incentivado a disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Júnior foi majoritário na cidade onde obteve quase 25 mil votos para deputado estadual. Sua esposa, a deputada federal Clarissa Tércio também obteve uma expressiva votação na cidade.

Elias Gomes - E por falar em Jaboatão, Elias Gomes que governou a cidade entre os anos de 2009 e 2016 deve tentar um novo mandato no executivo municipal no próximo ano. Elias tem tido uma forte presença nas redes sociais com críticas ao atual gestor da cidade Mano Medeiros que disputará à reeleição.

Concurso - A Prefeitura do Recife detalha logo mais às 11h30, o lançamento de concurso público para 1.000 professores para a rede pública municipal de ensino do Recife. O certame irá selecionar profissionais das áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email:silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário