Grande eleitor em Pernambuco indiscutivelmente, o presidente Lula desembarca hoje em Pernambuco pela primeira desde que assumiu a presidência da República pela terceira vez. Historicamente, ele sempre teve mais de um lado no seu Estado natal. O mais emblemático exemplo disso foi aquele famoso comício do Marco Zero onde ele colocou no mesmo palanque Eduardo Campos e Humberto Costa, ambos candidatos a governador, em 2006.
Não diferente disso, ele conseguiu a mesma proeza na eleição passada, quando teve o apoio de Marília Arraes, além de dar e receber o apoio de Danilo Cabral (PSB), mais uma vez com os pés em dois palanques. A façanha ainda foi maior no segundo turno que conseguiu fazer que o PSB votasse em Marília após anos rompidos. Ficou marcada aquela emblemática foto com Marília de um lado e João Campos de outro.
Lula chega a Pernambuco em busca da unanimidade. De um lado afaga o coração do prefeito do Recife, João Campos, do outro sinaliza para a governadora Raquel Lyra (PSDB). Ele e a maioria das pessoas sabem que esse enfretamento nas urnas entre Raquel e João será logo ali na próximo eleição e como bom enxadrista político, Lula jpa quer garantir previamente os seus pés mais uma vez nos dois palanques.
Por fim, o tom que ele adotará nos eventos públicos de hoje vão asseverar essa tese da unanimidade tendo como plano de fundo a famigerada conservação da institucionalidade que nada mais é que uma sinalização política para quem não é seu aliado ainda. Nelson Rodrigues já refletia sobre a unanimidade o que falta é muitas gente ler e entender.
FORÇA DO PODEMOS – Ao filiar o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, no Podemos, o ex-deputado Ricardo Teobaldo inicia uma nova fase da sua legenda no estado. O ato de filiação de Marcelo é o primeiro de muitos outros que a sigla está planejando. Um outro movimento foi de aproximação com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o embarque formal no Governo. O Diário Oficial dos próximos dias vai revelar isso.
ROMPIMENTO SACRAMENTADO – Ao se aliar com seu ex-adversário no pleito de 2020, Ademar de Barros, a prefeita Elcione sacramenta de vez seu rompimento com o ex-prefeito, seu padrinho político e deputado Mário Ricardo (Republicanos). O clima entre os dois já esta azedado, mas ao fechar com nomes que já haviam rompido com Mário no passado é a prova de que ela trocou seu padrinho por Ademar. Isso vai abrir os caminhos para que Mário ou alguém do seu grupo dispute a eleição na cidade.
DE OLHO NO TCE – Na Assembleia Legislativa já começam as movimentações de olho na vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado que surgirá em julho. Nomes já começam a serem testados e alguns já sofrem resistências dos próprios pares já nos primeiros movimentos. Outras costuras estão sendo feitas e personagens de fora do expecto local começam a ganhar musculatura. Em breve vão lançar os nomes!
FRASE DO DIA: “Como deputado federal, ao lado do governo Lula e, principalmente, ao lado das pessoas com Síndrome de Down, lutaremos pela inclusão. A equidade é o parâmetro para concretizar essa igualdade plena que tanto buscamos”, discurso deputado Pedro Campos, na sede da ONU.
PINTA DE CANDIDATO – Ao estender o tapete vermelho para a gestão de Caruaru quando o tema o São João, o diretor de marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues vai tentar colher os loiros do sucesso da principal festa da cidade. Isso pode alavancar seu nome para uma possível candidatura a prefeito no próximo ano.
OPOSIÇÃO UNIDA – Em São Joaquim do Monte, Zé Birro e Carlinhos de Chico se uniram para bater de frente com o prefeito Duginha. Com essa aliança da Oposição a reeleição do atual gestor começa a ficar ameaçada.
TRANSNORDESTINA - Duranre audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, o ministro dos Transportes, Renan Filho informou que o branco da Transnordestina em Pernambuco está sendo tratado pessoalmente pelo presidente Lula. A declaração foi feita na véspera da visita do presidente ao Estado.
REPERCUTIU MUITO – A coluna de ontem sobre os “escanteados” de Lula deu o que falar no meio político. Sobrou até para este colunista a culpa do escanteio de alguns. O fato é que Lula e seu modus operandi causou um verdadeiro constrangimento aos aliados e até a cúpula do PT local que não terá a oportunidade de ficar a sós com o presidente. Vai ter que pegar bigu na agenda dos outros.
PINGA-FOGO: Quem estará na lista de penetras no almoço de Raquel e Lula?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário