Nesta quarta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Recife para um almoço oferecido pela governadora Raquel Lyra (PSDB).
Na ocasião, Lula assinou o acordo de gestão compartilhada de Fernando de Noronha, onde Estado e União passam a tomar conta do Arquipélago, que é patrimônio mundial:
“Agora vamos tratar de juntos, Brasil e Pernambuco, cuidar com carinho de Fernando de Noronha”, disse Lula à imprensa.
O acordo finaliza a disputa judicial no Supremo Tribunal Federal (STF), onde a União reivindicava o domínio sobre o conjunto de ilhas, que foi declarado pela Unesco Patrimônio Natural Mundial, além de ser uma área de proteção ambiental.
O ministro da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski, esteve presente durante a homologação e afirmou que, a partir de agora, "inauguramos uma era de diálogo e harmonia":
"Encerramos uma era de litígio e inauguramos uma era de diálogo e harmonia".
Jorge Messias, advogado-geral da União, informou que o acordo estabelece marcos para a preservação de Fernando de Noronha, gestão urbana e o retorno de investimentos do Estado, da União e de órgãos de proteção na ilha.
“Além de histórico, hoje é um dia simbólico porque estamos devolvendo Fernando de Noronha a Pernambuco pelas mãos de um pernambucano. Só a sua sensibilidade para nos liderar e, a partir do diálogo e conciliação, ter de fato conseguido um acordo tão importante para o meio ambiente, para a agenda federativa e de defesa do patrimônio da União”, finalizou o AGU.
LULA chega ao PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS, em RECIFE
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário