Rodrigo Pacheco (PSD) foi reeleito presidente do Senado Federal nesta quarta-feira (1º). Ele disputou a vaga com Rogério Marinho (PL), seu principal rival, e Eduardo Girão (Podemos), que retirou sua candidatura durante o discurso para apoiar Marinho.
De última hora, o senador Van Hattem (Novo) anunciou sua candidatura e realizou discurso breve.
Pacheco obteve votos. O número mínimo para ser eleito era de 41 votos. No decorrer da semana, Pacheco já havia um maior quantitativo de votos, porém, o número de indicações de Marinho aumentaram.
Senadores contrários a Pacheco subiram uma hashtag no Twitter entitulada "Pacheco não", demonstrando seu voto em Marinho depois que o senador Flávio Bolsonaro (PL) disse que todos que votassem em Marinho deveriam publicar seu voto nas redes sociais.
Alguns senadores alegam que "Pacheco é Lula", e por isso não votariam nele para a presidência do Senado, mas isso não foi suficiente para ultrapassar a quantidade de votos necessárias para vencer Pacheco.
Na última terça-feira (31), o Google chegou a mostrar que o presidente eleito seria Rogério Marinho, ao buscar pelo nome do senador. Pouco tempo depois o problema já havia sido resolvido.
Quem é Rodrigo Pacheco?
Pacheco foi eleito presidente do Senado pela primeira vez em 2018. Em 2014, foi eleito deputado federal entre 2015 e 2017 e no fim do seu primeiro mandato, foi eleito senador pelo Estado de Minas Gerais.
Ele venceu as eleições para o Senado em 2021 com 57 votos, vencendo a senadora e atual ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB).
Pachevo é advogado pela PUC Minas, tem 46 anos e é naturall de Porto Velho (RO), mas foi criado em Passos (MG).
O que faz um SENADOR? Qual a sua importância para o SENADO?
ACOMPANHE O PLACAR DA VOTAÇÃO NO SENADO
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário