Eleita por aclamação para um mandato que vai durar um ano, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), é a nova presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Ela vai alternar esse biênio com o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), novo vice-presidente.
O primeiro desafio de Márcia é correr contra o tempo para imprimir sua agenda municipalista. Por ter apenas um ano de mandato, ela precisa fazer muito em pouco tempo. A gestora parece que já entendeu isso e hoje já embarca à Brasília para um encontro com a ministra Simone Tebet, com o objetivo de levar os pleitos dos munícipios, sobretudo sobre o censo.
Márcia também terá pela frente o desafio de comandar a delegação de Pernambuco para a Marcha dos Prefeitos à Brasília, ainda esse mês. Os gestores pernambucanos sempre tiveram um protagonismo na pauta municipalista nacional.
A prefeita de Serra Talhada também será conduzida à direção da Confederação Nacional dos Munícipios (CNM), outro desafio para tocar em sua vida pública.
Por fim, sendo a segunda mulher a ocupar o posto de presidente da Amupe, Márcia terá de manter a unidade da associação e ampliar a relação com os Governos Estadual e Federal. Por ser a prefeita – do ponto de vista estratégico – mais importante do PT no Estado, o caminho fica mais fácil nos corredores do Palácio do Planalto. Aqui, a sinalização saiu da própria boca da governadora Raquel Lyra (PSDB).
HOMENAGEM – Márcia Conrado postou em suas redes sociais uma bela homenagem ao agora ex-presidente José Patriota, que comandou a Amupe por dez anos. Ela ressaltou sua trajetória política e disse no texto que Patriota será “um farol a nos guiar”, destacando sua força no municipalismo pernambucano.
GESTO – A vitória de Márcia e a pacificação da Amupe devem-se também ao gesto do prefeito Marcelo Gouveia de retirar seu nome do bate-chapa e fazer uma composição com a prefeita de Serra Talhada. O movimento de Marcelo também foi interpretado na classe política como uma sinalização ao Governo Raquel Lyra, que tinha uma predileção de ver Márcia na presidência. O entendimento entre eles foi bom para todos os lados.
PRESENÇAS - Na nova configuração da Alepe, ao menos 12 deputados estaduais já tiveram a experiência de ter sido prefeitos. A grande maioria deles esteve presente na eleição da Amupe ontem. Quem levou falta foi o deputado Luciano Duque (SD), padrinho político da nova presidente. Chegaram a noticiar que ele teria conduzido essa vitória de Márcia, mas o fato é que foi uma definição dentro da própria diretoria, sem interferências externas.
FRASE DO DIA: "Se tiver vacina, vá lá tomar a vacina, porque a vacina é a única garantia que você tem de não morrer por falta de responsabilidade. A vacina é uma garantia de vida”, diz Lula, ao ser vacinado pelo seu vice, Geraldo Alckmin.
RÁPIDAS
VICE NA CADEIRA - O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB), transmitiu o cargo para seu vice, Dr. Ildefonso Rodrigues (MDB), na presença de secretários municipais, ontem. É a primeira vez que o vice-prefeito assume o cargo, após dois anos da gestão. O prefeito em exercício já deu ordens de serviço como primeiro ato administrativo.
AUMENTO NO COMBUSTÍVEL - O Ministério da Fazenda informou que voltarão a ser cobrados os impostos federais sobre a gasolina e o etanol. O objetivo é manter a arrecadação de R$ 28,9 bilhões, cifras previstas no pacote de medidas anunciado no dia 12 de janeiro. Essa foi a primeira vitória de Haddad dentro do Governo, mas será ruim para a imagem de Lula, sobretudo na classe média.
PINGA-FOGO: Lula está vivendo a máxima de Tancredo, de que se deve gastar popularidade no primeiro ano de mandato?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário