Com a maior votação da história da Assembleia Legislativa, os deputados Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (SD) foram eleitos de forma unânime pelos parlamentares estaduais. Ou seja, todos os 49 estiveram presentes e registraram os votos neles.
Esse resultado é fruto do discurso da unidade pregado pelos candidatos e também um crédito de confiança dado pelos deputados à nova administração estadual. Seguir unidos e tirar do papel projetos que edifiquem o Parlamento serão as missões principais dos novos gestores da Casa de Joaquim Nabuco diante dessa votação expressiva.
A Alepe sai da eleição fortalecida e hegemônica para sentar à mesa com os demais poderes, com uma força nunca antes vista na história, parafraseando o presidente da República.
VIROU NO DISCURSO - Além de ser muito bem relacionado na Casa, o deputado Francismar Pontes (PSB) ganhou muitos votos de última hora pelo discurso que adotou. Ele nominou um a um dos seus pares e fez referências pessoais a cada parlamentar. Francismar venceu o presidente do PT de Pernambuco, deputado Doriel Barros.
DERROTA DO PSB - Após o PSB bancar as candidaturas oficialmente de Simone Santana e Doriel Barros para primeira e segunda vice-presidências, respectivamente, a vitória de Aglailson Victor e Francismar Pontes, mesmo filiados à legenda, foi uma grande derrota para o comando dos socialistas.
PROFESSORA NO SENADO - Teresa Leitão fez história ao ser a primeira mulher empossada senadora por Pernambuco. “Pela democracia, pelo povo de Pernambuco e pelas mulheres de Tejucupapo”, fez questão de usar esses termos em seu juramento de posse. Além de destacar sua trajetória como professora do estado. A educação será uma de suas bandeiras de atuação parlamentar.
GABINETE PÉ QUENTE - Mal assumiu o gabinete que foi de Guilherme Uchoa e também de Guilherme Júnior, o deputado Romero Albuquerque já sentou na cadeira de presidente. Desta vez, para conduzir a sessão de eleição da Mesa Diretora. Ele passou no teste da presidência.
RÁPIDAS
LÍDER - A escolha de Izaias Regis (PSDB) para líder do Governo na Assembleia foi elogiada por todos os deputados, inclusive por membros da Oposição. À coluna, ele destacou sua experiência e pregou diálogo. O tucano vai ser o maior interlocutor entre a Alepe e o Palácio do Campo das Princesas. O telefone dele agora não vai parar de tocar.
COMISSÕES - O deputado Antônio Moraes vai presidir a comissão de Justiça. Já a deputada Débora Almeida será a comandante da comissão de Finanças. “Sobre os outros espaços, ainda vamos definir os nomes com os partidos”, disse Izaías Regis, líder do Governo.
APROXIMAÇÃO - Em seu discurso durante a posse dos deputados, a governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou a relação entre os Poderes e deixou a porta aberta para o diálogo e parcerias com o Parlamento. A aproximação não ficou só no discurso: o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça e seus executivos fizeram questão de participar do jantar da vitória.
RECADO AO BOLSONARISMO - A reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD) para presidente do Senado foi um trabalho do Governo Lula para derrotar o vestígio de bolsonarismo no Congresso Nacional. Nos últimos dias, o senador Rogério Marinho cresceu muito, mas claramente Lula agiu para evitar a vitória do ex-ministro de Bolsonaro.
PINGA-FOGO: O PSB vai conseguir ser uma bancada na Alepe ou será cada um por si?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário