Mesmo faltando mais de ano para a eleição municipal a cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, já vive um clima pré-eleitoral muito forte de olho no Palácio Jaime Nejaim, sede do governo local. Três principais nomes aparecem no desenho de hoje: o atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), o ex-prefeito e ex-deputado Zé Queiroz (PDT) e o deputado federal Fernando Rodolfo (PL).
O deputado Fernando Rodolfo disse ontem, em entrevista à uma rádio local, se for convocado pelo seu partido, ele será candidato a prefeito. A verdade disso é que já existe uma estratégia dentro do PL para ocupar espaços nas cidades onde tem propaganda eleitoral de TV para o fortalecimento da legenda e pela força que a sigla dar a qualquer candidatura pelo vasto tempo de guia e fundo eleitoral. No momento, Fernando vem costurando novos aliados, se posicionando como Oposição em nível estadual e apresentando ações do seu mandato de parlamentar.
Já o ex-prefeito e ex-deputado Zé Queiroz, que é padrinho do atual prefeito, vem se movimentando mais claramente sobre sua pretensão em voltar a comandar a capital do Forró, como cantava Luiz Gonzaga. Zé vem fazendo uma série de reuniões, recebendo lideranças dos quatro cantos da cidade e marcando o território nos bastidores. Porém, ainda não partiu para a estratégia do embate com a atual gestão. Talvez nem faça isso agora, ouvindo um aliado de Queiroz em reserva, ele relatou à coluna que o ex-prefeito está com tempo para viver Caruaru e sabe que se fizer qualquer movimento brusco agora poderá ter efeito reverso.
Por fim, o atual prefeito Rodrigo Pinheiro teoricamente tem a vantagem por estar sentado na cadeira, ter uma governadora da qual ele foi vice e vem imprimindo seu ritmo na gestão. O sucesso eleitoral de Rodrigo terá como molas propulsoras as entregas que fará até às vésperas do pleito eleitoral, a aprovação do Governo Raquel, sua articulação com a Câmara – que hoje mantém uma ampla base, que por consequência isso se converte em time robusto nas ruas.
DE VOLTA AO COMANDO – A governadora Raquel Lyra (PSDB) reassume hoje o comando do Governo de Pernambuco após alguns dias de recesso com a família. Ela chega com uma pauta recheada de olho no Legislativo, sobretudo com a montagem das Comissões na Alepe. Ela deve iniciar a próxima semana se reunindo com outras bancadas na Casa de Joaquim Nabuco na formatação de sua base e na ocupação das comissões estratégicas para o Governo.
PASSOU NO TESTE – Enquanto esteve no exercício do mandato de governadora, Priscila Krause (Cidadania) fez uma extensa agenda de carnaval, coordenou as secretarias que atuaram nos festejos de momos e entregou a população os resultados positivos da violência durante a festividade. Ela passou no teste e mostrou que está pronta para a substituição quando for demandada por Raquel.
AFINAÇÃO – Nos bastidores da Assembleia o comentário está grande na afinação que o presidente Álvaro Porto está tendo com o primeiro-secretário Gustavo Gouveia. Essa dobradinha só favorece o andamento da Casa como beneficia o clima entre os deputados estaduais, sobretudo os novatos que ainda estão se inteirando de suas funções. Se continuarem assim até o final do biênio a chance de reeleição será alta, sobretudo tirando do papel as promessas de campanha.
FRASE DO DIA: “Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha". Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.
RÁPIDAS
FOCO NA EDUCAÇÃO – O deputado federal Mendonça Filho (UB) iniciou a Legislatura apresentando três projetos de lei com foco na Educação Básica e no apoio à pesquisa. O primeiro pede a correção de valores dos programas de bolsas de pesquisas do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), de Alimentação Escolar (PNAE) e do Transporte do Escolar (PNATE). A educação será uma das bandeiras principais do seu mandato.
RESGATE DAS TRADIÇÕES – Em Vitória de Santo Antão, o prefeito Paulo Roberto conseguiu resgatar as tradições do carnaval da cidade. No imaginário do povo estava a memória do grande carnaval que Paulo fez quando foi secretário, agora como prefeito conseguiu deixar a marca de sua gestão no folião.
VISITAR A GUERRA - O presidente ucraniano, Volodymir Zelensky afirmou que convidou o presidente brasileiro, Lula (PT) para visitar a Ucrânia. A declaração foi dada em coletiva que marcou um ano da guerra. “Estou realmente ansioso para esse encontro”, disse Zelensky.
PINGA-FOGO: A governadora Raquel Lyra vai entrar de cabeça na eleição de Caruaru?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário