quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Disputa pela primeira secretaria da Alepe afunila entre Gustavo Gouveia e Aglailson Victor

 

Como esta coluna antecipou na semana passada, a disputa pela primeira secretaria da Assembleia Legislativa se afunilou em dois nomes: Aglailson Victor (PSB) e Gustavo Gouveia (SD). Quem tentava se consolidar como terceira via era Rodrigo Novaes (PSB), mas não obteve sucesso.

A confirmação do apoio da Federação, com exceção do PCdoB, ao deputado Gustavo Gouveia, ontem, através de nota, consolidou seu projeto, distanciando e muito dos votos que Rodrigo Novaes conseguia contar na Casa. Diante do acordo, a expectativa é que Rodrigo Novaes faça um anúncio formal hoje de adesão à candidatura de Gouveia. 

Correndo por outro caminho, a candidatura de Aglailson Victor também vem se consolidando com o apoio de vários nomes de peso. Tem uma conta alta de votos e transita bem entre os pares. A disputa pela primeira secretaria promete ser um clássico. 

COM TODOS – Enquanto isso, o deputado Álvaro Porto (PSDB) tem o apoio dos dois candidatos mais fortes que disputam a primeira secretaria. Numa posição de agregar todos os lados, Porto vem consolidando seu nome para chegar à presidência da Casa de Joaquim Nabuco. 

LIDER DE GOVERNO - Um nome que vem ganhando força na Alepe para assumir a liderança do Governo, por sua trajetória e currículo na politica, é o do deputado Mário Ricardo (Republicanos). Mesmo filiado a um partido que não integra o Governo hoje, ele pessoalmente votou e fez campanha para Raquel Lyra. Além de ter respeito dos pares, mesmo sendo um novato no parlamento estadual. 

LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO - Já no comando da Oposição, quem está se projetando é o deputado João Paulo Lima (PT). De olho na eleição do Recife e pela projeção que tem ao retornar ao ninho petista, João Paulo não esconde o desejo de assumir esse protagonimso na Alepe. Seus primeiros movimentos no início do Governo Raquel já foram sinais dessa pretensão. 

EXPECTATIVA – O mundo político está aguardando como o PP vai fazer na eleição da Alepe. Dono da segundo maior bancada, o silêncio dos Progressistas fala alto. Sob o comando do deputado Eduardo da Fonte, a sigla pode tentar criar um fato novo nesta reta final.  

VOTANDO CONTRA – Dos 25 deputados federais de Pernambuco, apenas o deputado Túlio Gadelha (Rede) não vai votar na reeleição do presidente Arthur Lira (PP).  

PINGA-FOGO: Quem vai ganhar a eleição para a primeira secretaria da Alepe?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário