A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), iniciou ontem (29) uma série de divulgações dos nomes que vão compor o seu secretariado. Foram apresentados os nomes para as seguintes pastas: Secretaria de Defesa Social; Cultura; Turismo e Lazer; Mulher; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Comunicação, bem como o novo presidente da Empetur e a nova secretária-executiva de Imprensa.
Secretaria de Defesa Social: Delegada Carla Patrícia; Cultura: Silvério Pessoa; Turismo e Lazer: Daniel Coelho; Empetur: Eduardo Loyo; Secretaria da Mulher: Regina Célia Barbosa; Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides; Secretaria de Comunicação: Rodolfo Costa Pinto; Executiva de Imprensa: Daniella Brito Alves. Destes, apenas Daniel Coelho e Daniella Brito estavam cotados para assumirem pastas na gestão tucana. Mas isso não diminui a escolha feita por Raquel.
A Delegada Carla Patrícia já ocupou o cargo de superintendente da Polícia Federal no estado de dezembro de 2019 a maio de 2021 quando foi exonerada pelo presidente Jair Bolsonaro. Carla Patrícia chefiou o Núcleo de Inteligência Policial da Polícia Federal, em 2013; foi corregedora regional da PF e ficou à frente da Delegacia Regional Executiva e da Regional de Combate ao Crime Organizado, em 2015. O que se comentou na época é que a transferência se deu por motivação política. Agora, Carla Patrícia atendeu ao convite da governadora Raquel Lyra para assumir o comando da pasta de Defesa Social com um desafio imenso de diminuir os números da violência no estado.
Os outros nomes provavelmente serão divulgados ainda hoje ou amanhã. No próximo domingo (1) acontece a solenidade de posse da governadora e de sua vice.
Não convidou - O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), disse que conversou com Raquel Lyra sobre o cenário político de Pernambuco mas que em nenhum momento a governadora eleita lhe fez o convite para fazer parte da sua equipe de secretários. A notícia surpreendeu a todos pois até então o que se sabia era que Miguel teria recusado o convite da governadora por não se identificar com a pasta. Não foi isso.
Apoio - Embora não vá fazer parte nesse momento inicial do governo de Raquel Lyra, tanto Miguel, quanto o seu grupo político irão apoiar as medidas de seu governo. No entanto, essa questão de Miguel não fazer parte do secretariado do governo não repercutiu muito bem.
Turismo - Com Daniel Coelho assumindo o cargo de Secretário de Turismo e André de Paula assumindo o Ministério da Pesca, e Tadeu Alencar ocupando o cargo de secretário nacional de Segurança Pública, a Câmara Federal passa a contar a partir de janeiro com Severino Ninho, Fábio Barros e Zeca Cavalcanti. Ambos ficaram na suplência na eleição de 2018.
André de Paula - O presidente Lula confirmou ontem o nome de André de Paula para o Ministério da Pesca. André passa a ser o terceiro pernambucano a ocupar um Ministério no governo Lula. O deputado federal soma-se aos nomes de José Múcio e Luciana Santos.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário