A montagem do ministério do governo Lula está seguindo uma regra bem diferente do que foi em 2002. Naquele ano, o então presidente colocou em ministérios estratégicos nomes do PT que foram derrotados nas eleições estaduais, justamente com uma forma de prepará-los para futuros embates eleitorais até porque quatro anos se passam muito rápido. Nessa ideia de Lula, Humberto Costa que disputou o governo contra Jarbas em 2002, foi alçado ao cargo de ministro da Saúde.
Aqui em Pernambuco, diversos nomes estão conseguindo espaço no futuro governo Lula. José Múcio Monteiro, ex-ministro do TCU, assumirá o Ministério da Defesa, Luciana Santos, assumirá o Ministério de Ciência e Tecnologia, e ontem começou a se levantar a hipótese de André de Paula ser ministro da Pesca ou das Comunicações, além do PT ter indicado Carlos Veras que já está em Brasília para a posse do presidente.
No entanto, os dois nomes que levantaram a bandeira de Lula em Pernambuco (Danilo Cabral e Marília Arraes) não tiveram os nomes confirmados. Pelo jeito, apenas Fernando Haddad conseguiu a proeza de repetir o feito usado por Lula em 2002. Durante a campanha do segundo turno, Danilo passou em diversos municípios fazendo campanha para o presidente e muitos chegaram a acreditar que o deputado federal teria um lugar garantido no eventual futuro governo Lula. Enquanto isso, Marília fazia campanha para Lula e para ela já que disputava o segundo turno contra Raquel.
Pode ser até que aconteça alguma surpresa até a posse, mas pelo andar da carruagem dificilmente teremos alguém que disputou o governo do estado em Pernambuco, contemplado com algum ministério. Pelo jeito, tanto Marília quanto Danilo deverão lutar por vagas no segundo e terceiro escalão.
Bagagem - Escolhido para ser o candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral tem um currículo invejável principalmente na área da educação. Esperava-se que Danilo fosse aproveitado em uma área nesta pasta, mas o ministro Camilo Santana anunciou apenas nomes petistas.
Paulo Câmara - O nome do governador Paulo Câmara também chegou a ser especulado para ocupar algum Ministério no governo Lula. Nos últimos dias chegou a crescer a possibilidade de que o socialista ocupasse a pasta de Planejamento que ficou com Simone Tebet (MDB).
De fora - O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) também ficou de fora do primeiro escalão de Lula. O nome de Carlos Lupi foi confirmado na Previdência Social, pasta que também estava sendo disputada pelo Solidariedade de Marília Arraes e de Paulinho da Força. Wolney foi para o sacrifício pelo seu partido, mas Lupi não levou muito em consideração.
Agenda - O governador Paulo Câmara entrega, na manhã de hoje, veículos adaptados destinados ao Programa Olhar para as Diferenças, que atende crianças com deficiência de zero a seis anos e atua nos eixos de saúde, educação e assistência social em municípios pernambucanos. À tarde, Paulo Câmara inaugura o Memorial da Polícia Civil, idealizado para preservar a memória e contar a história da corporação. Em seguida, será a vez da inauguração do Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcelos Coelho, que reúne todo o acervo documental produzido pela Comissão da Memória e Verdade Dom Helder Câmara.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário