Comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, o PP confirmou sua vocação para o legislativo e obteve 681.184 votos para deputado federal e 738.630 votos para deputado estadual, elegendo quatro representantes para a Câmara dos Deputados e oito parlamentares para a Alepe.
A próxima governadora de Pernambuco, seja Marília Arraes ou Raquel Lyra elegeu poucos representantes para a Câmara Federal e para a Alepe. Marília conquistou dois deputados federais e três deputados estaduais, enquanto Raquel não elegeu um único federal e igualmente apenas três estaduais, o que exigirá da governadora eleita uma composição com bancadas que não apoiaram nenhuma das duas no primeiro turno.
O PP além de ter obtido expressivas bancadas, conquistou o deputado estadual mais votado Pastor Júnior Tércio, com 183.735 votos e a deputada federal mais votada do estado, Clarissa Tércio, com 240.511 votos, ficando em segundo lugar geral. Além disso, Eduardo da Fonte conseguiu eleger-se junto com Lula da Fonte, seu filho, que completou a chapa do partido com Fernando Monteiro, também reeleito.
Ainda não há uma definição de onde o PP estará neste segundo turno, se com Marília Arraes, com quem ensaiou um entendimento já para o primeiro turno que não se concretizou, ou se com Raquel Lyra, que sempre teve uma relação cordial e harmônica com o deputado federal Eduardo da Fonte.
Um eventual apoio formal do partido a uma delas pode desempenhar um papel de fiel da balança para ajudar na consolidação do projeto vitorioso, mas ainda que aconteça uma neutralidade neste segundo turno, inexoravelmente o Palácio do Campo das Princesas precisará de uma composição com a maior bancada independente da Alepe, uma vez que o PSB elegeu quatorze deputados mas não tem uma relação em bloco com nenhuma das duas finalistas.
Articulação – Ao lado da candidata a vice-governadora Priscila Krause e do deputado federal Daniel Coelho, ambos do Cidadania, o vereador do Recife Alcides Cardoso (PSDB) está participando ativamente das costuras para os novos apoios à candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao governo do estado. Uma verdadeira caravana de políticos passa pela sede do PSDB e são recebidos pelo trio.
Força – Outro partido que saiu muito fortalecido das urnas foi o PL, que elegeu quatro federais e cinco estaduais. O desempenho de Anderson Ferreira e seus correligionários no estado foi muito elogiado pelo presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto. O PL teve o deputado federal mais votado de Pernambuco, André Ferreira com 273.267 votos.
Apoio – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto e a deputada federal eleita Iza Arruda, ambos do MDB, oficializam nesta sexta-feira o apoio à candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao governo de Pernambuco no segundo turno. O MDB integrou a Frente Popular e apoiou Danilo Cabral no primeiro turno.
Crescimento – O deputado federal Augusto Coutinho conquistou seu quarto mandato na Câmara dos Deputados e ampliou significativamente sua votação. No último domingo ele obteve 101.142 votos e garantiu a permanência em Brasília.
Inocente quer saber – Quais deputados eleitos reúnem as melhores condições para a presidência e a primeira-secretaria da Alepe?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário