O inédito duelo entre duas mulheres no segundo turno após a confirmação de apoios as candidaturas de Marília Arraes e Raquel Lyra trouxe a reedição de amplas frentes políticas que estiveram juntas em eleições vitoriosas. Marília Arraes, ao receber o apoio do PT e do PSB, que já tinha em sua coligação quadros como Sebastião Oliveira e André de Paula, conseguiu unificar parte de uma ampla frente política que garantiu a ascensão do PSB ao Palácio do Campo das Princesas.
Raquel Lyra, por sua vez, liderando o PSDB, que já tinha quadros como Daniel Coelho e Priscila Krause, passou a contar com a presença de Jarbas Vasconcelos e do próprio MDB que liderou a União por Pernambuco entre 1999 e 2006, período em que ele governou Pernambuco, além do apoio de Mendonça Filho e Fernando Bezerra Coelho, que igualmente integraram o grupo de Jarbas no final da década de 90. O duelo coloca frente a frente mais do que duas mulheres, mas dois modelos de gestão implementados em Pernambuco que tiveram seu auge nos últimos 24 anos.
O PSB neste segundo turno se renova sob a liderança de Marília Arraes, candidata apoiada pelo partido para continuar sua hegemonia em Pernambuco, enquanto o PSDB, partido que foi coadjuvante no governo Jarbas Vasconcelos, tem a chance de recuperar o protagonismo da União por Pernambuco agora sob nova liderança, Raquel Lyra, que poderá levar a legenda pela primeira vez ao Palácio do Campo das Princesas.
Revanche – A política tem reviravoltas que muita gente não imagina, a decisão da justiça que tornou Lula Cabral elegível e tirou a vaga de Diogo Moraes nesta disputa remete ao episódio de 2015 quando Diogo derrotou Lula na disputa pela primeira-secretaria. Quis o destino que Lula pudesse dar um troco, ainda que sem esta pretensão, no seu algoz de 2015.
Reforço – A candidata à vice-governadora Priscila Krause esteve em Vitória de Santo Antão para receber o apoio da deputada federal eleita Iza Arruda (MDB) e do prefeito Paulo Roberto. Ainda estiveram presentes no ato o suplente de senador Fernando Dueire e o deputado estadual eleito Jarbas Filho.
Datafolha – A divulgação do Datafolha ontem trouxe uma mudança significativa de quadro para o segundo turno da disputa presidencial. No levantamento da véspera do primeiro turno Lula tinha 54% contra 38% de Jair Bolsonaro. Agora o ex-presidente tem 49%, o atual presidente 44%, uma vantagem de dezesseis pontos virou cinco em menos de uma semana, o que evidencia que a disputa presidencial será acirradíssima.
Homenagem – O primeiro guia eleitoral de Raquel Lyra no segundo turno foi marcado por uma homenagem da tucana ao seu marido Fernando Lucena, falecido no último domingo vítima de um mal súbito. Neste sábado, Raquel terá sua primeira aparição pública na missa de sétimo dia em homenagem ao seu esposo, que tinha apenas 44 anos.
Inocente quer saber – Como virão as primeiras pesquisas de segundo turno para o governo de Pernambuco entre Marília Arraes e Raquel Lyra?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário