Foto: Divulgação
Entrando na disputa pelo segundo turno com um leve favoritismo sobre sua adversária, Marília Arraes (SD), a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) não pode errar no compasso político nesta reta final. Fora da gestão da campanha devido à morte do seu marido, Fernando Lucena, no último domingo (2), a função de administrar esta parte politico-partidária ficou sob responsabilidade da sua candidata a vice, Priscila Krause (Cidadania).
Até o momento, ela leva vantagem na disputa por apoios. O ex-candidato Miguel Coelho (UB), que teve 18,04% dos votos válidos, declarou voto nela no segundo turno. O mesmo caminho deve ser seguido pelo terceiro mais votado deste pleito, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL).
Ainda tem nesta leva de possíveis apoios, a base composta por alguns partidos da Frente Popular, que ainda não decidiram para que lado seguirão. O candidato da coligação, Danilo Cabral (PSB), somou 885.994 votos. Marília já disse publicamente que não aceitará o apoio dos socialistas, do mesmo jeito que Raquel já se colocou como oposição ao PSB.
Agora, qualquer erro de cálculo pode tirar uma das duas do Palácio do Campo das Princesas, já que o PSB conta com o maior número de prefeitos do estado, o que daria capilaridade a qualquer campanha eleitoral.
Em uma campanha onde ela tinha a menor estrutura entre seus principais concorrentes, conseguiu chegar ao segundo turno com uma certa margem e precisa saber articular e conversar com os partidos que querem se aliar ao projeto. Se souber fazer isso, será a próxima governadora de Pernambuco.
Curtinhas
Apoio: O prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins (PSDB), no agreste pernambucano, oficializou apoio à candidatura de Raquel Lyra ao governo de Pernambuco neste segundo turno. O anúncio, que foi feito através das redes sociais do prefeito, nesta quarta-feira (7) e contou com a adesão do vice-prefeito, Guto Coelho e de Joãozinho Tenório, eleito deputado estadual no primeiro turno das eleições.
Eleições: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abrirá o dia do retorno das propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. As inserções para o segundo turno das eleições começam a ser veiculadas nesta sexta-feira (7/10), às 7h nas rádios, e às 13h na TV. Lula e Jair Messias Bolsonaro (PL) são os dois postulantes ao Planalto nesta etapa do pleito. Lula, no entanto, será o primeiro a aparecer nesta sexta.
Congresso: O líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), disse nos últimos dias a Luiz Inácio Lula da Silva que a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência da Casa seria ideal para arbitrar a transição de “um governo de extrema-direita para um governo de esquerda”. Ouviu um aceno positivo.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário