O final de semana foi marcado pela oficialização dos nomes que concorrerão o Governo e Senado pela oposição de Pernambuco. O que chamou a atenção foi a quantidade de militantes que os pré-candidatos mobilizaram e levaram para os eventos dando uma clara demonstração que a oposição está fortíssima para às eleições de 2022. A Frente Popular que apresenta o nome de Danilo e Teresa, realizará sua convenção na próxima sexta-feira (05).
Alguns detalhes chamam a atenção desde o discurso adotados pelos pré-candidatos até mesmo as cores que ambos adotaram para se diferenciarem nas campanhas. Adotando a cor azul, Miguel Coelho (UB) fez um discurso se apresentando a população de Pernambuco e dizendo que vai fazer mais por Pernambuco do que fez Petrolina. O ex-prefeito deixou o governo municipal apoiado por 80% da população. Quem também adotou a cor azul foi Anderson Ferreira (PL) cor já usada na campanha pela Prefeitura de Jaboatão. Anderson fez questão de reafirmar que não tem medo de dizer que é contra o PSB, mas também contra o PT e contra Lula.
O tom do discurso deixa claro que o pré-candidato está de olho no eleitorado bolsonarista no estado que em 2018 teve 31% dos votos válidos. O presidente Bolsonaro iria entrar ao vivo na convenção mas o sinal da internet do Clube Português não ajudou e ele enviou um vídeo prestando contas de seus feitos no nordeste.
Raquel Lyra que adotou o tom roxo se apresentou como um nome que transformou Caruaru e mudou a vida de diversas pessoas. Duas delas presentes ao evento fizeram questão de dar testemunho do trabalho da caruaruense à frente do comando do executivo municipal.
Já Marília Arraes se apresentou com a cor vermelha, marca de sua campanha para deputada federal em 2018, e de prefeita do Recife em 2020. Marília fez questão de reforçar o seu apoio a Lula e que tem esperanças de administrar Pernambuco a partir de janeiro, caso eleita, com Lula na presidência. A postulante do Solidariedade disse que Lula não é patrimônio de nenhum partido e que esteve com ele em todos os momentos, até mesmo quando o PSB não esteve.
Coragem - É preciso ser justo com Marília Arraes e André de Paula. No campo oposicionista dois nomes estavam bem posicionados nas pesquisas para o Senado: Mendonça Filho pelo União Brasil e Armando Monteiro pelo PSDB. No entanto, nenhum dos dois topou. A única chapa composta apenas de deputados federais é a de Marília Arraes que traz ainda Sebastião Oliveira. Nos bastidores a interrogação era feita: será que se tivessem certeza "tanto" da vitória de Raquel e Miguel, Mendonça e Armando não apoiaria o projeto indo direto para a majoritária?
Importante - A convenção de Anderson Ferreira e Gilson Machado conseguiu reunir cerca de 10 mil pessoas na área interna do Clube Português, no Recife. A coordenação da campanha ficou surpresa com a quantidade de pessoas. Não é pra menos: Anderson Ferreira e Gilson Machado são anti-Lula (numa terra onde concorrem pela imagem dele). Além disso, a quantidade de pessoas pode ter demonstrado o peso de Bolsonaro que teve em 2018, 31% dos votos quando não tinha ninguém de peso fazendo campanha para ele.
Críticas - Durante as convenções realizadas pelos pré-candidatos de oposição, não faltou críticas ao PSB. Armando Monteiro disse no sábado durante a oficialização de Raquel Lyra que o governo atual colocou Pernambuco fora do desenvolvimento. Já Mendonça Filho disse na convenção que oficializou o nome de Miguel Coelho que o Leão do Norte virou um gatinho.
Sem reação - Já o senador Fernando Bezerra Coelho disse que Danilo Cabral está engessado com um peso em seus pés que se chama "Paulo Câmara". "Ele é o candidato de um governo que tem 70% da rejeição dos pernambucanos" disse FBC.
Agora é com Danilo - Passadas às convenções da oposição os olhos se voltam para a próxima sexta-feira (05) quando Danilo Cabral terá seu nome oficializado como candidato a governador ao lado de Luciana Santos e Teresa Leitão. O evento acontece no Clube Português e é aguardada uma presença maciça tendo em vista que o pré-candidato conta com o apoio de mais de cem prefeitos.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário