segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Cenário eleitoral definido em Pernambuco

 

Foto: Divulgação 


Os palanques estão montados e as chapas definidas para as eleições em Pernambuco. Neste domingo (31) ocorreram as últimas convenções que oficializaram as candidaturas a governador (a), vice e senador (a). Além disso, os postulantes a deputados estaduais e federais já podem se colocar como candidatos.


O último grupo a oficializar os seus nomes em convenção é a Frente Popular que terá Danilo Cabral (PSB) na cabeça de chapa, Luciana Santos (PCdoB) na vice e Teresa Leitão (PT) como candidata ao Senado Federal. A coligação que tenta se colocar como sendo a “de Lula (PT)” ainda não conseguiu alavancar os números nas pesquisas eleitorais.


Outra que disputa o posto de candidata de Lula é Marília Arraes, do Solidariedade. A coligação “Pernambuco na veia” é formada pelo Solidariedade, Avante, PSD e Agir (antigo PTC). Ela oficializou a sua disputa pelo Governo do Estado com Sebastião Oliveira (Avante) na vice-governadoria e André de Paula (PSD) como candidato ao Senado. A convenção de Marília foi realizado na tarde deste domingo (31), no Classic Hall, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.


No caminho oposto caminha Anderson Ferreira (PL). O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes é o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco. Izabel Urquiza (PL) aparece como vice e Gilson Machado Neto (PL) concorre para o Senado Federal.


Vindo do Sertão, mas carregando o nome de uma família influente no estado, Miguel Coelho (UB) também teve seu nome homologado neste domingo (31). A coligação “Pernambuco com força de novo” é formada pelo União Brasil, Podemos, Patriota e PSC. Alessandra Vieira (UB) será a vice e Carlos Andrade Lima (UB), ex-candidato a prefeito do Recife, sairá como senador da chapa.


Com uma gestão bem avaliada no Agreste, Raquel Lyra (PSDB) uniu as forças de todas as regiões na sua majoritária. Guilherme Coelho (PSDB), candidato a senador aparece simbolicamente como representante do Sertão, enquanto Priscila Krause (Cidadania) será a voz do Grande Recife na coligação. A convenção de Raquel foi realizada no último sábado (30), no Clube Português.


O jogo eleitoral foi aberto e a partir do dia 16 de agosto começam as propagandas eleitorais. Antes desse período, no entanto, existem algumas ações que são permitidas pela legislação eleitoral durante a chamada pré-campanha.


Curtinhas


Armando: Em um dos momentos de seu discurso na convenção que oficializou a candidatura de Raquel Lyra ao governo do Estado e de Priscila Krause para vice-governadora, o ex-senador Armando Monteiro fez questão de acentuar a diferença entre as duas postulantes e os demais nomes que estão colocados na disputa.


STJ: O Diário Oficial da União desta segunda-feira (1º/8) traz os nomes de Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues como os indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Eles terão que passar por questionamentos do Senado Federal antes de assumir os cargos.


Congresso: O Congresso Nacional retoma os trabalhos nesta 2ª feira (01 julho 2022) depois de 15 dias de recesso. As atividades, no entanto, terão ritmo diferente com o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto.

Fonte: Blog do Alberes Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário