Graças ao fenômeno conhecido como Onda de Leste, fortes chuvas castigaram a cidade do Recife durante toda a semana passada. No entanto, o prefeito da cidade, João Campos vem trabalhado muito para amenizar os danos causados pelo desastre.
O prefeito tem ido a diversos locais que foram castigados pelas chuvas, sempre conversando com os moradores e ouvindo depoimentos sobre o ocorrido. Ele também tem feito intensas reuniões com seu secretariado e membros da Defesa Civil, onde são discutidas idéias para agilizar o processo de busca e limpeza dos destroços, além de meios para apoiar às famílias que perderam suas casas, e até entes queridos, na última semana. João também foi rápido em abrir abrigos permanentes e temporáris à essas famílias, para que elas pudessem ter um lugar para ficar e se alimentar durante esse período difícil.
Dados divulgados pela Prefeitura do Recife, apontam um investimento de R$ 148 milhões na Ação Inverno, ao longo desses seis meses de 2022. Esse valor é 50% maior comparado ao de 2021. O projeto da Ação Inverno tem como objetivo realizar obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco, e eliminação de pontos críticos de alagamento.
Na manhã desta quinta-feira (02), o gestor divulgou um comunicado junto à prefeitura, onde fala que o São João do Recife estará sendo adiado. As comemorações estavam sendo previstas para acontecer neste mês de junho. Mas devido às tragédias, o cronograma terá de ser redesenhado.
A Região Metropolitana do Recife, e regiões como a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco, sofreram com um fenômeno pouco comum, de nome Onda de Leste. Essa Onda se origina de ventos alísticos, e com isso causa uma elevada quantidade de chuvas em regiões costeiras do litoral nordestino.
Fonte:FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário