sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Danilo se cacifa

 

Entre os quatro nomes postos à mesa de negociação para escolha do candidato do PSB a governador, em processo conduzido por Paulo Câmara, o do deputado federal Danilo Cabral seria uma aposta quase segura hoje. É o preferido da bancada federal, com apoio, inclusive, do deputado Tadeu Alencar, alternativa também não descartada.

Criado num ambiente político em Surubim, sua principal base eleitoral, onde seu pai, o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Adalberto Farias Cabral, irmão do ex-senador Antônio Farias, deu os primeiros passos para ingressar na vida pública, Danilo conquistou seu primeiro mandato popular como vereador do Recife na eleição de 2008. Em 2010, aliado de primeira grandeza do ex-governador Eduardo Campos, foi eleito deputado federal.

Reeleito em 2014 e 2018, votou a favor do impeachment de Dilma, contra a PCE dos gastos públicos e se posicionou contrário à reforma trabalhista. Em 2011, assumiu a Secretaria de Cidades no Governo Eduardo Campos e em seguida as pastas de Educação e Planejamento. Em 2017, votou a favor do processo em que se pedia a abertura de investigação do então presidente Temer.

Ao longo deste ano assumiu a liderança do PSB na Câmara dos Deputados. Lá atrás, em 2014, seu nome esteve cotado para ser o candidato à sucessão de Eduardo, ao lado também de Tadeu Alencar, mas o que se sabe é que o governador ficou chateado por não ter aceito uma missão a ele proposta: disputar a Prefeitura de Ipojuca, a galinha dos ovos de ouro da Região Metropolitana, dois anos antes.

A favor de Danilo trabalham intensamente os deputados Milton Coelho e Gonzaga Patriota, além de Tadeu, este com uma postura mais discreta. Todos seriam beneficiados pela escolha do colega porque dividiriam o espólio eleitoral dele. Na última eleição, Danilo teve 91.635 votos em municípios espalhados na Zona da Mata, RMR, Agreste e Sertão

Quase certo – “O martelo está bem próximo de ser batido”, disse uma fonte palaciana sobre a escolha do nome de Danilo Cabral para disputar o Governo do Estado pelo PSB. O jogo parece estar sendo vencido por ele, faltando apenas o governador se convencer que não consegue emplacar o seu nome preferido, o do secretário da Casa Civil, Zé Neto, que tem amplo respaldo na base governista da Alepe e entre os prefeitos, mas perde fôlego por não ser um socialista raiz como Danilo.

Mandato de 4 anos – A escolha de Danilo seria para um mandato de quatro anos, caso, naturalmente, venha a ser eleito, porque o projeto do PSB é lançar a candidatura de João Campos a governador em 2026, raciocinando com a hipótese da sua reeleição na Prefeitura do Recife em 2024. “O PSB não pode escolher um nome para governador agora que pense em governar oito anos, mas apenas quatro, para dar lugar a João”, diz a mesma fonte ouvida pelo blog, cuja versão é confirmada por vários deputados na Alepe.

BA sem carnaval – O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse, ontem, que “ficou impossível” a realização do carnaval em 2022. O carnaval da Bahia, especialmente o da capital, Salvador, é um dos mais tradicionais e concorridos de todo o País. “Se, no início de dezembro, estava difícil fazer o carnaval, agora ficou impossível. Só uma pessoa completamente irresponsável autorizaria o carnaval nessas condições. Nós continuamos tendo mortes pelo coronavírus e passamos a ter mortes por outro vírus da gripe”, afirmou Costa em um evento de inauguração em um hospital.

Bolsonaro na TV – O presidente Jair Bolsonaro (PL), deve aparecer nas redes de rádio e televisão na noite de hoje para uma mensagem de Natal. A Secretaria Especial de Comunicação Social enviou um informe às emissoras para reservar o horário das 20h30. Será a 3ª vez que Bolsonaro enviará uma mensagem gravada de Natal. Em 2019, ao lado de Michelle (que vestia uma camiseta escrito “Jesus”), o presidente destacou, em um vídeo de dois minutos e 33 segundos, que o Governo estava completando um ano sem nenhum caso de corrupção, disse que o viés ideológico ficou de lado das relações exteriores e agradeceu pelos votos conquistados em 2018.

Xô, PSB! – Um dos primeiros prefeitos do PSB a aderir ao palanque do pré-candidato do União Brasil, Miguel Coelho, Zé Martins, de João Alfredo, voltou a bombardear o Governo Paulo Câmara e o PSB, ontem, numa corajosa e reveladora entrevista ao Frente a Frente. Ele disse que não tem nenhum tipo de retaliação e fez um alerta aos pernambucanos: “Chegou a hora da mudança, ninguém mais aguenta PSB”.

CURTAS

REVOADA – Ao menos 49 servidores da Receita Federal em Pernambuco pediram exoneração de seus cargos, segundo a Delegacia do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, o Sindifisco, com sede no Recife. Os pedidos de exoneração aconteceram em todo o País após o governo federal aprovar o orçamento do Congresso Nacional para 2022, que prevê a diminuição do orçamento para a Receita Federal.

FELIZ NATAL – Desejo aos leitores do blog um feliz e glorioso Natal, onde o espírito da paz e do amor de Cristo, nosso Salvador, reine em todos os corações. Foi um ano difícil, mas com fé, trabalho e obstinação as barreiras são vencidas. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Perguntar não ofende: Rompemos 2022 com o anúncio do candidato do PSB a governador?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário