segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Possível federação entre PP e PL embaraça cenário em Pernambuco

 

Com os dois partidos cortejando Bolsonaro para disputar a eleição, PP e PL, o presidente na verdade quer os dois ao mesmo tempo. Para ele, as siglas deveriam fazer uma federação e criar uma frente ainda maior que o atual União Brasil – furto da fusão do DEM com o PSL. Se isso de fato acontecer, o cenário local embaraça completamente. O mais interessante é que os presidente das siglas em nível estadual estão em palanque opostos, Eduardo da Fonte está na Frente Popular, já o prefeito Anderson Ferreira caminha com Raquel Lyra na Oposição.

Numa eventual federação, eles terão que se entenderem a todo custo. E o movimento poderá ser em vários sentidos. Ou Anderson convence Dudu de ir para a Oposição ou num xeque-mate na Oposição Dudu conseguisse atrair Anderson para o palanque do PSB. Ambos os movimentos fortalece que conseguiu convencer o outro, Anderson ganharia força para ser até o candidato ao Governo, por sua vez Da Fonte ampliaria seu prestígio no Palácio com o desmonte da Oposição.

A política tem dessas coisas, o que é bom para o presidente lá em Brasília muda completamente o jogo estadual em Pernambuco. A relação de Dudu e Anderson é boa, o PP inclusive, declarou apoio à reeleição do prefeito em Jaboatão.

NA VICE – O nome do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) não pode ser descartado numa eventual composição na chapa de Raquel Lyra (foto ao lado). Coelho tem uma eleição de federal consolidada, porém poderá ser candidato a vice com objetivo de trazer o peso do voto de opinião do Recife para a chapa.

CLÁSSICO – Neste final de semana, através das redes sociais, consegui mensurar o termômetro da eleição na cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional. O pleito vai ser um clássico estadual na política local será entre o candidato Cayo Albino, filho do prefeito Sivaldo Albino (PSB), contra o ex-prefeito e ex-deputado Izaías Régis, recém-filiado ao PSDB.

COMEMOROU MUITO – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vibrou com a apresentação do projeto de triplicação da BR-232 na chegada e saída do Recife. Esse era um dos seus projetos apresentados durante a campanha de 2020. A obra terá um investimento do Governo de Pernambuco dentro do Plano de Retomada. A previsão é que as obras iniciem em janeiro.

RÁPIDAS

FORA DE COGITAÇÃO – No Estado onde vários secretários da Fazenda já foram eleitos governador, o atual comandante da pasta, Décio Padilha, fez questão de negar expressamente o desejo de disputar eleição. Ele revelou quem não tem filiação partidária e se apresentou como “técnico”.

AMPLIANDO O PALANQUE – Pré-candidato a deputado estadual, Hélio da Guabiraba vem anunciando uma série de adesões ao seu projeto nos últimos dias. Do jeito de que vai, o vereador do Recife estará forte na disputa por uma vaga na Alepe pelo PSB.

COP26– O governador Paulo Câmara embarca esta semana, precisamente no dia 4 de novembro, para Glasgow, na Escócia, para participar de encontro com governadores de vários países do mundo na Conferência da ONU pela Mudança Climática (COP26).

PINGA-FOGO: Se Daniel for o vice mesmo, quem será o federal do Cidadania?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário