A uma ano da eleição, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, lidera a corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, segundo pesquisa do instituto Opinião, divulgada pelo Blog do Magno. A presidente estadual do PSDB cresceu dez pontos percentuais, está na frente de adversários de peso como Marília Arraes, Miguel Coelho e Geraldo Júlio; e tem a sua candidatura ao governo consolidada.
Só por figurar não frente desses concorrentes de renome sem nem fazer muito barulho sobre sua intenção de concorrer, Raquel já merece aplausos. A filha do ex-governador João Lyra é um nome consistente; os números são bem claros em mostrar sua viabilidade eleitoral – ela já tem quase 20%, segundo o Opinião.
Quando ganhar o estado em agendas de pré-candidata, como faz desesperadamente o prefeito de Petrolina para tentar crescer, Raquel Lyra tem tudo para deslanchar na corrida eleitoral, praticamente garantindo um lugar no segundo turno – a outra vaga ficaria para o postulante da Frente Popular, que será ajudado pela máquina do governo.
Raquel é um “produto” extremamente vendável. É jovem, bonita, dinâmica; tem um governo bem avaliado em uma cidade polo e vem de uma família com pedigree político apurado, do quilate de um Fernando Lyra. O fato de ser mulher também ajuda muito, já que a participação feminina na política, graças a Deus e a muito esforço, tem avançado.
A tucana também está montando um lastro de forças importantes no seu palanque. Raquel tem aglutinado a maioria das lideranças da oposição, empurrando Miguel Coelho quase para o isolamento. Estão com a prefeita de Caruaru o gestor de Jabotão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que deve ser o candidato ao Senado; o ex-senador Armando Monteiro Neto e outras tantas lideranças do PSDB, PL, PSC e Cidadania.
Com um arco de forças robusto, Raquel tem tudo para estruturar bem sua candidatura e disputar com chances reais de vitória; ao contrário de Miguel Coelho, que parte para uma candidatura olímpica. À prefeita de Caruaru, que tem um candidato a senador da Região Metropolitana, cabe, agora, ir buscar um vice no sertão e cair em campo para divulgar seu projeto.
O povo quer saber: quem seria um bom nome para compor como candidato a vice a chapa de Raquel Lyra?
Fonte: FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário