sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Domingo tem eleição

 


Capoeiras e Palmeirina, no Agreste Meridional, voltam às urnas no próximo domingo. Em eleição suplementar, escolherão seus prefeitos. Eleitos em outubro passado, Dudu (PL) e Eudson Catão (PSB), dos respectivos municípios, entraram na lista dos fichas sujas e perderam a batalha fora da instância do voto popular, na justiça eleitoral.

Ambos, quando governaram Capoeiras e Palmeirina tiveram contas rejeitadas. O primeiro indicou a esposa Celina (PL) para disputar em seu lugar, enquanto o segundo optou pela mãe Marili, de 80 anos. Se eleita, será a mais longeva prefeita do Estado. Em Palmeirina, o clima é de guerra. A campanha corre solta nas ruas.

Em Capoeiras, não. A juíza proibiu todo e qualquer ato de campanha. Engessou a disputa, mas não evitou a guerra dos ataques verbais. Candidato novamente, tendo perdido no pleito anterior para Dudu por uma diferença de apenas 200 votos, Nêgo do Mercado (PSB) chama a adversária de laranja e forasteira. No rebate, Celina acusa o adversário de práticas irregulares na venda de produtos do seu supermercado para a merenda escolar na gestão passada.

Em Palmeirina, Catão usa sua força política para eleger a mãe. Já governou o município e diz que a mãe, apesar da idade avançada, entrou na disputa por uma convocação do povo. “Ela encarna o desejo de mudança na cidade”, sintetiza o filho. A briga em Palmeirina envolve duas mulheres. A adversária de Marili é a delegada Thatianne, do Solidariedade (SD), de 44 anos, a xerife do município.

Páreo duro para o grupo de Catão. Tanto em Capoeiras quanto em Palmeirina, o Governo do Estado reforçou a segurança para garantir a lisura e tranquilidade da eleição. “É só por precaução, não há sinais de violência em nenhuma das duas cidades”, diz uma fonte do Governo.

Gás mais barato – Com apoio de todos os partidos, com exceção do Novo e da base do governo, a Câmara aprovou a criação do “Desconto Gás”, subsídio mensal pago pelo Governo e destinado às famílias de baixa renda para a compra de gás de cozinha. A aprovação foi simbólica, sem a contagem de votos, e o texto segue agora para o Senado. De acordo com o texto, terão direito ao Desconto Gás as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que tenham entre seus integrantes pessoa que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Tadeu na mesa – Nos bastidores, a nova aposta do PSB para o Governo do Estado é o deputado Tadeu Alencar. Além de ter laços familiares com a viúva Renata Campos – seu filho é casado com a filha dela – Tadeu já era o nome preferido de Eduardo Campos em 2014. Preparado, educado, culto e com trânsito fácil em Brasília, o parlamentar tem chances ainda de unir em torno da sua candidatura toda a Frente Popular e leva a vantagem de não ter as arestas de Geraldo Covidão.

O partido de Bolsonaro – O PTB realizou uma reunião virtual para debater a possível filiação do presidente Jair Bolsonaro à sigla. Ficou decidido que será redigido um documento com a assinatura de todos os presidentes estaduais para incentivar a ida do chefe do Executivo ao partido, segundo comunicado. A conferência foi convocada pela presidente em exercício do PTB, Graciela Nienov. No encontro, ela relatou ao grupo a conversa que teve com Bolsonaro sobre a filiação e reiterou que o partido está preparado para recebê-lo. Bolsonaro vira trabalhista, mas o comando da legenda continua nas mãos de Roberto Jefferson.

MDB com Lula – O ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE) receberá o ex-presidente Lula (PT) em um jantar em sua casa na próxima quarta-feira, em Brasília. O ex-presidente é aliado de Eunício. O jantar deve contar também com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-presidente José Sarney (MDB). O senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), estava na lista de convidados, mas recusou o convite, alegando que só aceitaria participar de encontros políticos depois da segunda quinzena de outubro, data da entrega do relatório final da CPI no Senado.

A Gramado nordestina – O Natal deste ano de Garanhuns, com quase a totalidade da sua população vacinada, voltará a ser iluminado. O prefeito Sivaldo Albino (PSB) já decidiu devolver à população o “Natal Luz”, que transforma a cidade na Gramado do Nordeste, desde o Relógio das Flores, na entrada, ingressando pela Avenida Santo Antônio, que fica belíssima, até chegar ao Palácio Celso Galvão, prédio histórico, sede do poder da chamada Suíça brasileira”.

CURTAS

CANDIDATOS – Por falar em Garanhuns, a cidade terá quatro candidatos da terra disputando um mandato para Assembleia Legislativa em 2022: o ex-prefeito Izaías Régis (PSDB), Zaqueu Lins, que disputou pelo PP a eleição passada para prefeito, Cayo Albino (PSB), irmão do prefeito Sivaldo Albino, e o Coronel Campos (PL), que já disputou um mandato federal. 

CAPRINOS – O Piauí tem um rebanho de 1,9 milhão de cabeças de caprinos, conforme pesquisa realizada pela Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020, pelo IBGE. Ficou atrás apenas da Bahia - com 3,6 milhões - e Pernambuco - com 3,1 milhões. A cada 100 cabeças de caprinos existentes no País, 15 estão no Piauí, e isso acontece porque o rebanho piauiense representa 15,8% do total brasileiro.

Perguntar não ofende: Não sendo candidato a governador, Covidão disputa um mandato de deputado federal?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário