sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Oposição começa a se mexer visando 2022

 

A oposição em Pernambuco começou de fato a se mexer visando o processo eleitoral de 2022. É certo que o que estamos vendo é mais uma mexida no tabuleiro da oposição ligada ao centro e centro-direita tendo em vista que teremos candidaturas ao governo do estado de partidos como o PSOL e o PSTU que sempre conseguem uma parcela do eleitorado que não concorda nem com um lado e nem outro da história mas termina ajudando a provocar um segundo turno.

No campo de centro-direita, tivemos ontem o anúncio de uma frente ampla que tem os partidos do PSDB, PSC, PL e CIDADANIA que tem como pré-candidatos a prefeita de Caruaru Raquel Lyra e o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira. Ao final do encontro eles divulgaram uma nota onde se comprometem a defender uma agenda onde coloque o povo como prioridade e construa um novo momento para Pernambuco. No encontro estiveram presentes o ex-senador Armando Monteiro e o ex-deputado federal e presidente nacional do PSDB Bruno Araújo, ambos, compuseram juntamente com Mendonça Filho a chapa oposicionista de 2018.

Já amanhã acontece a filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que está indo para o DEM e provavelmente vai disputar o governo do estado. Ele será prestigiado por lideranças estaduais do DEM como o ex-governador Roberto Magalhães, o ex-ministro Mendonça Filho, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e acredita-se que o presidente do senado federal Rodrigo Pacheco possa fazer parte do evento que promete marcar e ser um grande evento para dar o start da pré-campanha de Miguel Coelho.

Já pela direita, ainda não se tem nenhuma confirmação da provável candidatura do ministro Gilson Machado Neto, mas possivelmente será ele quem vai receber a bênção de Jair Bolsonaro para representar o seu projeto aqui no estado. No mais, esse é o desenho atual da oposição que deve ir dividida no primeiro turno da eleição de 2018.

Segundo turno - Com três ou mais candidaturas ao governo de Pernambuco ficará mais fácil que o estado tenha um segundo turno que não acontece desde o ano de 2006. Isso porque muitas pessoas não se sentem representados em alguns projetos apresentados quando se tem uma oferta maior de nomes tende a converter isso em votos válidos e não em branco ou nulo.

União - O que vale a interrogação é se durante a campanha teremos um embate entre os próprios candidatos oposicionistas como é o costume não só aqui mas em várias campanhas pelo país afora, com a finalidade de garantir o passaporte para o segundo turno, ou se será selado algum "Pacto" de paz e amor. O que venhamos e convenhamos é muito difícil.

PSB - Independente do nome que venha a apresentar para a disputa estadual, o PSB é um partido fortíssimo que se tivermos um segundo turno com certeza uma das duas vagas deverá ser dele. Principalmente se houver no estado o apoio do ex-presidente Lula ao partido, tendo em vista que o presidenciável detém aqui mais de dois terços dos votos.

Ausência - Única parlamentar do PSDB em Pernambuco, a deputada estadual Alessandra Vieira não participou da reunião onde foi formalizada uma ampla frente que inclui o seu partido. A parlamentar preside o PSDB mulher em Pernambuco.

Agenda - Em mais um dia de giro por municípios do Grande Recife, o governador Paulo Câmara faz novos anúncios em diversas áreas nesta sexta-feira (24.09). Os compromissos do dia terão início em Olinda, onde ele inaugura a Escola Técnica Estadual (ETE) Chico Science e assina autorizações nas áreas de educação, assistência social e abastecimento de água. Em seguida, Paulo Câmara segue para Itapissuma, onde visita as obras de implantação da indústria química Amparo (Ypê) e autoriza ações nas áreas de assistência social e infraestrutura. A programação termina com uma vistoria às obras da Ponte de Itamaracá. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário