Dois dias antes do seu grande ato de filiação ao Democratas, no próximo sábado, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, viu PL, PSC, PSDB e Cidadania anunciarem a formação de uma frente sem a participação do seu grupo político. Segundo uma liderança da oposição, o gestor sertanejo teria sido comunicado um dia antes sobre a formação da aliança e estava ciente da iniciativa. Após a deflagração do movimento, contudo, o gestor sertanejo não se manifestou. Nos bastidores, aliados informam que ele vai seguir focado na construção de um projeto político para o Estado e vai manter o diálogo com as demais forças da oposição, mesmo com o anúncio de uma frente segregada no campo antagonista. A avaliação é de que o prefeito nunca impôs um projeto pessoal, ao contrário do que é acusado, e sempre fez questão de deixar pública sua posição de que “nunca embarcaria em uma aventura” e que “ninguém é candidato de si mesmo”. Suas movimentações seriam parte de um movimento natural de qualquer pré-candidato na véspera de ano eleitoral. Por outro lado, chamaram atenção de aliados de Miguel os movimentos recentes da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), em oposição ao democrata. Se reuniram poucos dias após o anúncio da filiação de Coelho ao DEM e fizeram o anúncio poucos dias antes do ato programado pelo gestor. "Miguel nunca deixou de conversar com todos e continua trabalhando pela unidade. A impressão é que achavam que Miguel não ia conseguir ter um partido para disputar a eleição e viram que ele juntou o maior tempo de televisão e estrutura. Isso incomodou", destaca um aliado. Alheio aos ruídos, Miguel colocará o pé na estrada e percorrerá todas as regiões de Pernambuco, após sua filiação. Vai abrir um debate com a sociedade civil e especialistas sobre o Estado para construir um projeto robusto. Ao mesmo tempo, não fechará as portas para a construção da melhor estratégia para a oposição em 2022.
Debate amplo
Após anunciar a formação de uma frente para 2022, os prefeitos de Caruaru, Raquel Lyra, e de Jaboatão, Anderson Ferreira, também vão percorrer o Estado, ao lado de representantes do PSC e Cidadania, para debater uma agenda para Pernambuco.
APOSTA > Líder do bloco oposicionista na Câmara do Recife, o vereador Renato Antunes (PSC) é uma das apostas da sigla social-cristã para disputar uma vaga de deputado estadual. O legislador já circula pelo Estado e fez visitas a Petrolina , Carpina, Caruaru e Palmares. Ele também é cotado para ser um dos coordenadores da campanha da oposição na Região Metropolitana do Recife.
alinhados > Em conversa com o governador Paulo Câmara, nesta semana, o deputado e presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, acertou uma visita com o gestor estadual em Caruaru, no próximo mês, para anunciar um pacote de obras para a cidade, que contam com emendas do pedetista. Os aliados acertaram que vão manter um diálogo mais constante.
falta > Convidado para o ato de filiação de Miguel Coelho no próximo sábado (25), Wolney Queiroz não participará do ato. Ele estará em uma agenda partidária em Rondônia no mesmo dia.
Fonte :Folha de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário