Faleceu ontem o ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Advogado e Procurador do Estado aposentado, também foi prefeito do Recife em duas ocasiões: 1983 a 1985 e 1988 a 1990. Joaquim também foi deputado federal constituinte e ministro do interior. Governou Pernambuco de 1990 a 1994. Em 1998 foi eleito deputado federal e reeleito em 2002.
Na Câmara Federal, Joaquim Francisco destacou-se como Presidente da Comissão Especial, que discutiu e aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal (2001-2002). Em 2010 filiado ao PSB se tornou o primeiro suplente do senador Humberto Costa em seu primeiro mandato. Em 2015, Joaquim deixou o PSB e se filiou ao PSDB.
"Deixo o PSB certo de que, nestes seis anos, dediquei-me ao fortalecimento do partido, a boa convivência com os colegas e a permanente luta para oferecer minha experiência" escreveu Joaquim em uma carta direcionada ao governador Paulo Câmara. Na mesma época Joaquim também deixou a primeira suplência de senador.
Em 2018, foi convidado para fazer parte da equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Especulou-se que Joaquim poderia ocupar algum ministério o que não veio a ocorrer. Em 2020, teve seu nome lançado para a Prefeitura do Recife pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.
Joaquim deixa um legado de integridade e de homem de bem que exerceu importantes cargos na política do estado. É com certeza um nome que será sempre lembrado.
Mendonça - Mesmo sem participar ativamente da campanha política pela prefeitura do Recife, Joaquim Francisco deu uma declaração dizendo que Mendonça Filho era o nome mais preparado para governar o Recife.
Repercussão - As mais diversas autoridades do estado fizeram questão de lamentar o falecimento de Joaquim Francisco. O governador Paulo Câmara disse que "Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. Um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue".
Investimento - O Governo de Pernambuco lançou um pacote de incentivos para estimular a geração de empregos e, ao mesmo tempo, investir em projetos estruturadores do Estado. O Plano Retomada vai mirar em quatro eixos, sendo eles: Investimento Público, Investimento Privado, Ambiente de Negócio e Pessoas e Crédito. Até o final de 2022, o Estado vai aplicar R$ 5 bilhões na iniciativa.
Caruaru em destaque - A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), destaca mais um desempenho importante em relação à economia caruaruense. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foram divulgados neste início de semana, a Capital do Agreste ocupou o segundo lugar no ranking dos municípios pernambucanos que mais geraram postos de trabalho formais, no acumulado de junho de 2020 a junho de 2021.
Eduardo Leite em Pernambuco - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deve aterrissar em solos pernambucanos no próximo dia 14. Entre os nomes que devem se encontrar estão o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que preside a sigla no estado. Segundo aliados, a agenda de Leite no estado ainda está sendo fechada e deve passear por socialistas e até mesmo representantes do PT.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário