O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado Federal, contestou a versão de que havia negociação de propina no Ministério da Saúde durante o depoimento do policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que supostamente teria negociado propina de um dólar por dose de vacina.
Para o senador, não há embasamento comprobatório, uma vez que o diretor de logística, Roberto Ferreira Dias, não tinha prerrogativa para negociar aquisição de vacinas, cuja responsabilidade era do então secretário-executivo Élcio Franco. Ainda de acordo com o senador, era risível a tese de que a AstraZeneca poderia negociar 400 milhões de doses com o Brasil, uma vez que ela não conseguiria dar conta para tamanha demanda. O senador também contestou o adiamento do depoimento do deputado federal Ricardo Barros, que segundo os denunciantes, estaria envolvido na aquisição supostamente irregular da Covaxin.
A própria denúncia de propina de um dólar por dose, se porventura houvesse fundamentação, seria um montante de US$ 400 milhões, algo surreal para qualquer movimentação financeira irregular. Portanto, a avaliação governista é que o depoimento de Dominguetti poderá ter derrubado por terra as denúncias apresentadas pelo deputado federal Luiz Miranda, que por sinal, ficou embaraçado com as falas de Dominguetti, em especial após a divulgação de um áudio com o parlamentar negociando venda de material.
O grande desafio da oposição agora, que parecia ter uma bala de prata contra Bolsonaro, será justificar a prorrogação da CPI, quando muitos avaliam que a montanha pariu um rato, e deixou a Comissão Parlamentar de Inquérito em situação bastante difícil perante a sociedade.
Impeachment – O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, convocou uma reunião extraordinária do Conselho Federal da ordem, marcada para 20 de julho, com a finalidade exclusiva de debater a proposta de apresentação de pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Na nota de convocação, Santa Cruz explica que a OAB recebeu uma análise jurídica que aponta para supostos crimes cometidos por Bolsonaro e indica elementos para que a OAB apresente pedido de impeachment por crime de responsabilidade.
Orla – O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), anunciou um projeto que requalificação da orla da cidade, com a criação de um calçadão, equipamentos de lazer e iluminação de LED. O investimento será de R$ 20 milhões.
Espanha – Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos) viajaram com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para a Espanha e participaram do Mobile World Congress (MWC) e conheceram de perto a tecnologia do 5G que deverá revolucionar a comunicação no Brasil.
Projeto – O Senado Federal aprovou projeto do deputado federal André Ferreira (PSC), que torna automática a inscrição de famílias carentes no programa de Tarifa Social da Conta de Energia. A medida reduzirá em até 65% a conta de luz desta faixa da população. A experiência já havia sido bem-sucedida em Jaboatão, e com isso será ampliada para todo o país.
Inocente quer saber – As denúncias na CPI subiram no telhado com o depoimento de Dominguetti?
Fonte : Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário