terça-feira, 22 de junho de 2021

PSB se fortalece no campo da esquerda

 

A chegada do deputado federal Marcelo Freixo, que era do PSOL, e do governador do Maranhão, Flávio Dino, ao PSB, foi o início de um fortalecimento do partido no campo da esquerda com vistas a 2022. O partido tentou por duas ocasiões o Palácio do Planalto, a primeira vez com Anthony Garotinho em 1998, e a segunda com Eduardo Campos e Marina Silva. Nas duas ocasiões os socialistas não lograram êxito, porém demarcaram espaço e evidenciaram que há vida fora da hegemonia do PT na esquerda brasileira.

Apesar de provavelmente garantir o apoio ao ex-presidente Lula em 2022, este movimento faz do PSB um ator estratégico na esquerda, tendo dois governadores importantes, Dino e Paulo Câmara, podendo inclusive compor a chapa presidencial com um destes nomes. A saída de Freixo do PSOL e de Dino do PCdoB também aponta a dificuldade de os dois partidos suplantarem a cláusula de barreira, mas não é só isso, a federação, considerada salvação dos nanicos, pode até prosperar como lei, mas sua execução não será das mais fáceis, devido às peculiaridades de cada estado.

Diante disto, é fundamental ter um partido de esquerda que seja forte, orgânico e que aponte caminhos fora dos extremos no país, e por isso o PSB surge estrategicamente como opção para estes e outros atores que estão avançando para oficializar sua filiação ao partido tanto nos próximos meses deste ano quanto na abertura da janela partidária em março.

A filiação de Flávio Dino e de Marcelo Freixo ocorre nesta terça-feira na capital federal e deverá contar com a presença de diversas lideranças socialistas nacionais, consolidando a força do PSB no campo das esquerda.

Visita – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) levou a prefeita de Ipojuca, Celia Sales, o deputado estadual Romero Sales Filho, e o ex-vereador Romero Sales para um encontro com o governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas. Na pauta, ações voltadas para a cidade de Ipojuca.

Multa – O Ministério Público Eleitoral pediu uma multa ao presidente Jair Bolsonaro por suposta propaganda eleitoral antecipada. Em cerimônia oficial de entrega de títulos de propriedade rural, realizada em Marabá (PA), na semana passada, o presidente teria exibido uma camiseta com a mensagem “É melhor Jair se acostumando. Bolsonaro 2022”. O ato foi transmitido ao vivo pela TV Brasil.

Suspeito – O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir nesta quarta-feira (23) o julgamento sobre a suposta parcialidade do ex-juiz Sergio Moro. O ministro Marco Aurélio havia interrompido o julgamento com pedido de vista, mas devolveu os autos para julgamento. O Plenário do STF já formou maioria para manter a decisão da 2ª Turma que declarou Moro suspeito

Recurso – O Patriota da Ilha de Itamaracá ingressou com uma reclamação no TSE contra o ministro Alexandre de Moraes por causa da demora no julgamento do recurso especial do registro do prefeito eleito.

Inocente quer saber – Romero Sales Filho e Celia Sales poderão se aproximar da Frente Popular?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário